Pe. Rogério Guimarães

Namoro saudável

Por Pe. Rogério Guimarães

Um momento importante na maturação afetiva dos jovens é o namoro. Uma bonita fase da vida de qualquer pessoa a tal ponto que, os que optaram pela vida matrimonial, nunca se esqueçam de algumas dimensões do namoro em sua vida conjugal, como o romantismo, o companheirismo, rir juntos e dialogar, em suma de sempre se apaixonar:

“Na história dum casal, a aparência física muda, mas isso não é motivo para que a atração amorosa diminua. Um cônjuge enamora-se pela pessoa inteira do outro, com uma identidade própria, e não apenas pelo corpo, embora este corpo, independentemente do desgaste do tempo, nunca deixe de expressar de alguma forma aquela identidade pessoal que cativou o coração”. (Amoris Laetitia, N. 164).

Mas para ajudar no processo de amadurecimento, os namorados devem se empenhar para que o seu namoro seja saudável.

Um namoro saudável não dá espaço ao domínio de um sobre o outro. Não há coisa mais enjoada do que aquele/a que vive proibindo o seu/sua namorado/a de fazer o que  ele/a gosta, ou de estar na companhia de seus/suas amigos/as. Existem namorados/as que se privam de realizar atividades que gostam, de frequentar suas amizades, e mesmo de passar um tempo com seus familiares para satisfazer desejos possessivos do/a  namorado/a. Lastimável. Certamente, se persistirem nessa relação, terão um matrimônio infeliz, sufocante, que não vai durar muito.

É preciso o espaço de liberdade para que o amor cresça com responsabilidade e respeito. A liberdade responsável e respeitosa é um exercício muito importante para a vida toda, seja para qual  for o projeto de vida a escolher.

É na liberdade que o amor se desenvolve, que se pode conhecer de verdade quem se ama, seus gostos, seus defeitos, suas habilidades. Portanto, um  namoro saudável não dispensa essas três coisas: liberdade, responsabilidade e respeito. Estas três geram a verdadeira confiança, tão necessária para uma relação afetiva. E, certamente, muitos casamentos de sucesso tem raízes nessa educação primordial que o namoro proporciona.

Outro ponto importante para um namoro saudável é incluir Deus nessa relação de amor. Como é importante irem à missa juntos, dedicarem um tempo para rezar juntos, meditarem as Sagradas Escrituras com o uso da Leitura Orante, por exemplo. Com Deus o namoro será radiante, afetivo, feliz.

Dirigindo-se aos noivos reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco fala da importância de trilhar um caminho no amor:

“A aliança de amor entre o homem e a mulher, aliança para a vida, não se improvisa, não se faz de um dia para outro. Não há o matrimônio rápido: é preciso trabalhar sobre o amor, é necessário caminhar. A aliança do amor do homem e da mulher aprende-se e aperfeiçoa-se. Permitam que eu diga que é uma aliança artesanal. Fazer de duas vidas uma só, é quase um milagre, um milagre da liberdade e do coração, confiado à fé.

Rogo a Deus para que a experiência de afeto e amor recíprocos dos que namoram sejam frutuosos, saudáveis. Que os/as ajudem a crescer como homens e mulheres saudáveis, que saibam amar e amadurecer sempre mais o amor.

Deus os abençoe e os faça felizes!

Este artigo também pode ser encontrado no Informativo Comunicando, da Paróquia Nossa Senhora das Neves - Presidente Kennedy / ES