13.04.2024

Capixaba recebe Ministério de Catequistas em Aparecida (SP)

O rito aconteceu dentro da celebração eucarística deste sábado, 13

Um dos momentos mais aguardados na programação da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aconteceu neste sábado: a instituição do ministério de catequistas a 19 cristãos de todos os regionais. O rito aconteceu dentro da celebração eucarística deste sábado, 13, no Santuário Nacional e, entre os catequistas instituídos está, representando o Regional Leste 3 da CNBB, Maria de Lourdes Fiorido, 64 anos, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

“É uma grande alegria estar aqui (Santuário Nacional de Aparecida) representando os catequistas do Espírito Santo, nesse momento que a igreja reconhece o trabalho dos catequistas”, afirmou Lurdinha, como é conhecida.

Catequista há mais 20 anos, teve sua formação no Instituto Pastoral Catequética (IPAC) da Arquidiocese de Vitória e experiência adquirida nas paróquias Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Castelo, São Pedro (Venda Nova do Imigrante) e Nossa senhora Aparecida, em Itaoca Pedra (Cachoeiro). Já participou também da Pastoral da Juventude (PJ) e atualmente, coordena a Iniciação na Vida Cristã (IVC) na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

"Quando recebi o convite, no primeiro momento, fiquei questionativa se aceitaria ou não. Rezei e conversei com o assessor diocesano da IVC, Padre Carlos Henrique Dias, também conversei com o Nathan Arrigoni Gallão, que é nosso referencial da IVC no Regional Leste 3 e, após uma semana, tomei a decisão de aceitar esse convite. Entendo como uma benção, um momento de amadurecimento da minha fé e do trabalho que, com a ajuda de tantas pessoas, exerço há décadas.”

Instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, em 10 de maio de 2021, o ministério de Catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério.

Na homilia, Dom Leomar Brustolin destacou que novos ministérios surgem na Igreja para atender as necessidades da atualidade. Nesse sentido, a instituição do ministério de Catequista é um alerta para o fortalecimento do anúncio da Palavra de Deus e o acompanhamento das pessoas nas comunidades e paróquias.

Dom Leomar ressaltou a cada catequista que ser escolhido não é um prestígio, mas um chamado ao serviço e ao compromisso com a Igreja e Cristo e a colocar o próximo em primeiro lugar.

“Muito obrigado! Recebam o nosso reconhecimento. O que seria da nossa Igreja sem a vossa missão. Continuem incansáveis! Vocês têm um dom, vocês não se cansam, apesar do tempo frio, da escuridão e do vento que às vezes sopra. Continuem dizendo como Maria, como Nossa Senhora, Sim ao Pai… Nesta Casa da Mãe aparecida, revigore toda a sua vida e sua vocação”, concluiu o Bispo.

Formado majoritariamente por mulheres, os catequistas que serão instituídos neste sábado representam uma diversidade de culturas, experiências religiosas e vivências na transmissão da fé.

▪️Regional Norte 1 – Deolinda Melquior da Silva, da diocese de Roraima (RR)

▪️Regional Norte 2 – Maria Izabel Tavares de Lima Costa, da diocese de Castanhal (PA)

▪️Regional Norte 3 – Pollyenne Sobrinho Rosa de Farias, da diocese de Miracema do Tocantins (TO)

▪️Regional Noroeste – Marlene Gissela Müller, da arquidiocese de Porto Velho (RO)

▪️Regional Nordeste 1 – Efigênia Alves da Costa, da diocese de Tianguá (CE)

▪️Regional Nordeste 2 – Marivone Pereira Martins, da diocese de Campina Grande (PB)

▪️Regional Nordeste 3 – Flávio Souza dos Santos, da diocese de Eunápolis (BA)

▪️Regional Nordeste 4 – Rossana Maria Ferreira dos Santos, da diocese de Oeiras (PI)

▪️Regional Nordeste 5 – Cleiane Nascimento Almeida, da diocese de Imperatriz (MA)

▪️Regional Leste 1 – Maria Cristina Drumond Bagno, da arquidiocese de Niterói (RJ)

▪️Regional Leste 2 – Sueli de Fátima da Silva, da arquidiocese de Mariana (MG)

▪️Regional Leste 3 – Maria de Lourdes Fiorido, da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

▪️Regional Centro-Oeste – Anamar Ferreira Arrais Silva, da diocese de Goiás (GO)

▪️Regional Oeste 1 – Geronima Barbosa Marangoni, da arquidiocese de Campo Grande (MS)

▪️Regional Oeste 2 – Sirlei Maria Cichelero, da diocese de Sinop (MT)

▪️Regional Sul 1 – Maria Aparecida de Jesus Ventura, da arquidiocese de Aparecida (SP)

▪️Regional Sul 2 – Maria Lúcia Pagliari Maciel, da diocese de Umuarama (PR)

▪️Regional Sul 3 – Marlene Faleiro, da diocese de Santo Ângelo (RS)

▪️Regional Sul 4 – Regiane Dutra Freire, da diocese de Caçador (SC)

Outros três catequistas brasileiros já receberam o ministério em celebração pelo Papa Francisco, em Roma. No ano de 2022, Regina de Sousa Silva e Wanderson Saavedra Correia, ambos da diocese de Luziânia (GO), e, mais recentemente, Maria Erivan Ferreira da Silva, da arquidiocese de Fortaleza (CE).