Notícias

10.04.2024

Bispo de Cachoeiro participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

O encontro começou hoje, 10 de abril, com a Missa com Laudes


O bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP participa da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com a temática principal voltada à realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), o encontro começou hoje, 10 de abril, às 7h, com a Missa com Laudes, presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. O fotógrafo litúrgico André Fachetti está no santuário e conversou com Dom Luiz Fernando. 

“O presidente da CNBB (Dom Jaime Spengler) na sua reflexão, já mostrou um pouco o caminho que vamos trilhar. Todas as Dioceses que também chamamos de Igrejas Particulares trazem suas riquezas e suas preocupações que, juntas, são as preocupações da Igreja no Brasil. Então, nesses dez dias, temos temas muito importantes para tratar e vamos tratá-los à luz da oração”, afirmou Lisboa. 

O encontro  reúne cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores Diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que foram convidados. 

“Juntos vamos rezar e deixar que o Espírito Santo descida aquilo que é melhor para nossa Igreja. Aqui não serão tratadas idéias dos bispos ou reflexões apenas, mas fruto de muita oração”, explicou. 

A pauta da 61ª Assembleia Geral da CNBB inclui o tema central (A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora), quatro temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025, Relatório da Presidência e Juventude) e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL) e outros temas e informes diversos sobre a vida da Igreja Católica no Brasil. 

“Temos a pauta deste encontro, mas não devemos estar focados exclusivamente no tema, em nossas agendas particulares diocesanas ou dos regionais, estamos aqui para sentir o que é melhor para igreja em todo o Brasil”. 

Atualmente, a Igreja Católica no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 486, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma Igreja Particular e outros 168 são bispos eméritos.

 

Foto: André Fachetti - Pascom N. S. Consolação 

 

 

Mais Notícias