09.12.2021

Acompanhar, discernir e integrar

Santa Missa em Piúma abre oficialmente o Ano da Família na Diocese de Cachoeiro

Na noite desta quarta-feira, 8 de dezembro, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim deu início ao Ano da Família

Realizada na paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Piúma, a Celebração Eucarística de abertura do novo ano foi presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa e contou com a participação de presbíteros diáconos, seminaristas e de todo o povo de Deus da Diocese, que esteve presente tanto de forma física quanto virtual.

Na oportunidade, a Paróquia do litoral sul capixaba também estava celebrando sua padroeira, visto que dia 8 de dezembro a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição. Em uma dupla festa, os fiéis festejaram e celebraram Maria e o novo ano pastoral que a Diocese dará segmento a partir de agora. Para saber mais sobre o Ano da Família, clique aqui.

Acompanhar, discernir e integrar

Durante sua Homilia, Dom Luiz Fernando mencionou o significado de “Imaculada” e “Conceição”, explicando que o nome glorifica as graças de Maria, que foi “concebida sem pecado”.  Dom Luiz também falou sobre a importância de Maria na caminhada de Jesus e como todo cristão deve se agarrar ao seu exemplo e à sua intercessão.

Sobre o Ano da família, o bispo destacou três verbos marcantes sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco “Amoris Laetitia”: Acompanhar, discernir e integrar. Para Dom Luiz Fernando estas palavras devem ser o direcionamento das pastorais familiares em todas as paróquias e comunidades. “Todos nós somos família de Deus, ninguém deve ficar de fora”, ressalta Dom Luiz.

“Deus não escolhe apenas algumas famílias para abençoar, ele quer abençoar a todos nós, a todas nós. Deus ama a cada um dos seus filhos e filhas, estejam eles nas condições que estiverem. Nós seres humanos as vezes colocamos condições para amar, apara aceitar o outro. Deus nos ama do jeito que nós somos. Ele nos propõe uma mudança, mas primeiro ele ama. Que nós aprendamos hoje, ao abrirmos o ano da Família na nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.”

A transmissão da Santa Missa está disponível nos Canais do Youtube da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e da Paróquia N. Sra. Imaculada Conceição - Piúma. Abaixo, veja a íntegra da Homilia de Dom Luiz Fernando.

Imagens: Pascom N. Sra. Imaculada Conceição - Piúma