26.11.2021

Um ouvido em Deus e outro no povo

Dom Luiz faz um resumo das atividades do 4ª dia de trabalho da Assembleia Eclesial. Sinodalidade, juventude e violência contra a mulher foram alguns dos temas abordados

A primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe dedicou o dia 25 de novembro, quinta-feira, à depuração do convite que Deus e Jesus fazem à Igreja para sua missão, numa perspectiva sinodal, no continente. E Dom Luiz Fernando Lisboa vem novamente pautar alguns dos momentos vivenciados neste trabalho coletivo que está envolvendo não só o continente, mas a Igreja em sua universalidade.

"Nós devemos ter um ouvido em Deus e o outro ouvido no povo", citou Dom Luiz Fernando. O bispo de Cachoeiro de Itapemirim também lembrou que a Assembleia não terá um documento final, pois ela não será "encerrada" no domingo (28), mas terá continuidade nos trabalhos e serviços do Povo de Deus. Ao final do vídeo, Dom Luiz Fernando faz a oração pelo Sínodo, que é possível acompanhar a letra ao final da matéria.

Sinodalidade

O padre Luís Miguel Modino, membro da Equipe de Comunicação do evento, é possível dizer que a sinodalidade está se tornando um compromisso firme da Assembleia Eclesial, baseado na escuta, que “não tem o propósito de marketing religioso”, mas “implica entrar com os pés descalços nos corações que se abrem e se expressam”.

Os cardeais Marc Ouellet e Mario Grech, a irmã Liliana Franco e Mauricio López, refletiram sobre o caminho sinodal, no qual o progresso é feito na medida em que ele é vivido e praticado. Uma sinodalidade que não pode ser separada da missão, como lembrou o cardeal Grech, advertindo contra “aqueles grupos e seitas cristãos que promovem uma compreensão individualista e íntima da fé”.

Clericalismo, abuso de poder e juventude

A coletiva de imprensa contou com a presença do cardeal Mario Grech, Emilce Cuda, da irmã Birgit Weiler e do padre Juan Luis Negrón, que refletiram sobre a realidade, neste dia marcado pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, tema já presente desde a oração da manhã.

O abuso de poder, algo nascido do clericalismo, é algo que não ajuda na jornada sinodal, que cresce quando a co-responsabilidade é fomentada, o sentimento de que todos são ouvidos. Na América Latina, algo repetido nos últimos dias por alguns dos convidados, sente-se “o sonho de uma Igreja mais sinodal, mas também de uma praxe mais sinodal”, como reconheceu o cardeal Grech, que apelou à compreensão e assumindo que “no Povo de Deus todos devemos aprender, e cada um começa sua jornada em um ponto diferente”.

Também foram abordadas questões relacionadas ao trabalho, ao clericalismo, à participação dos leigos na vida da Igreja, ao cuidado da casa comum e, naturalmente, à sinodalidade, dada a presença do Secretário do Sínodo dos Bispos. A capacidade de organização dos povos do continente, algo nascido da fé e da periferia, foi um dos elementos abordados por Emilce Cuda.

Entre os testemunhos dos membros da assembleia, muitos dos quais provocam emoções naqueles que os escutam, podemos destacar a voz dos jovens, que pediram à Igreja uma linguagem mais adaptada às suas necessidades, mais prática do que teórica, que diz pouco ou nada aos jovens que muitas vezes a veem como um sistema de algoritmos.

ORAÇÃO PELO SÍNODO 2021-2023

Espírito Santo! Eis-nos aqui, diante de Vós, reunidos em vosso Nome.
Nosso defensor, Vinde, ficai conosco; tomai posse do nosso coração.
Mostrai-nos o destino, caminhai conosco, conservando-nos em comunhão.
Ai de nós, pecadores, se cairmos na confusão! Não o permitais.
Iluminai a nossa ignorância, libertai-nos da parcialidade.
Senhor que dais a vida, em Vós, a unidade, convosco, a verdade e a justiça;
em marcha até à vida sem ocaso: nós vos suplicamos.
Vós que soprais onde e como desejais,
a todos dando a possibilidade de passar, com Jesus, ao Pai:
nós vos adoramos, agora e sempre. Amém.

Acompanhe, ao vivo, a Assembleia Eclesial pelas redes sociais do Celam:
Facebook Celam https://bit.ly/3kveTdV
Facebook Asamblea https://bit.ly/3kvNo3O
Twiter @AEclesial y @CelamWeb
YouTube https://bit.ly/3Hiuw24 https://asambleaeclesial.lat/en-vivo/
Emissora Rádio Maria em Espanhol

Com informações do padre Luís Miguel Modino, membro da Equipe de Comunicação Assembleia Eclesial. As fotos da coletiva de imprensa são do padre Júlio Caldeira.