Artigo

Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

Campanha da Fraternidade: um jeito novo de trilhar antigos caminhos.

Por Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

 


O hino da Campanha da Fraternidade nos diz estas palavras: “Quero uma Igreja solidária, servidora e missionária, que anuncia e saiba ouvir. A lutar por dignidade, por justiça e igualdade, pois “Eu vim para servir” (Mc 10,45)”.

Todos nós, cristãos e cristãs católicos, espalhados por esse Brasil, estamos cantando este refrão, como um sinal de que queremos caminhar com um novo vigor. É preciso prestar atenção nestas palavras do hino e deixar que elas caiam em nossas mentes e em nosso coração. O que elas expressam estão em sintonia com os desafios dos “novos tempos”.

Dentro delas, está um desejo, mas também um chamado! E Deus nos chamou à vida e continua a nos chamar! Nos chama nesta quaresma, a realizar um caminho penitencial, oferecendo nosso sacrifício a Deus por nós, por aqueles que buscam a Deus e por aqueles que não buscam. Ele nos chama a dar graças pelo seu imenso amor e sua paciência com nossa ignorância e nossa falta de humildade.

Mas é também este mesmo Deus, que nos faz olhar para nossas faltas e pedir perdão, que nos faz perceber o quanto somos infiéis ao seu amor, que ilumina nossas trevas e nos devolve a luz da nossa vida, que renova nossas forças e nos enche de esperança, que transforma o nosso esforço em alegria, que transforma nossa dor em consolação!

Por isso, podemos voltar para a sua presença felizes porque ele sempre nos esperou! Ele é paciente! Misericordioso! Bondoso! Terno! Amigo! E também deseja uma sociedade mais justa e solidária! Porque é o próprio Deus que nos chama a sermos protagonistas de sua história no mundo!

A sociedade está sedenta de nossa presença cristã! A presença da Igreja é demonstrada para o mundo através de cada um de nós e não só no Papa, no padre, no diácono! O povo é presença da Igreja! Os leigos são presença da Igreja!

Pelo batismo, somos chamados a ser profetas! Sejamos profetas para a nossa sociedade! Não tenhamos medo de lutar pelos nossos valores cristãos! Abramos os nossos corações para proclamar a justiça entre as pessoas! Vivamos mais o amor e a fraternidade em nossas comunidades! Caminhemos das trevas para a luz! É o Senhor que nos conduz!

O refrão do hino da Campanha da Fraternidade é inspirador para a nossa conversão pessoal e comunitária. Ele inicia dizendo: Quero uma igreja solidária,...

A solidariedade é fruto da vivência do amor. O amor provoca a solidariedade e esta o amor. Ser solidário é pensar no outro e não quer só para si. É dividir, compartilhar, é multiplicar! É dar de si mesmo ao outro! É considerar o outro como irmão, como companheiro de caminhada! Isso aí! Somos companheiros de caminhada!

Todos nós precisamos de companhia! Não nascemos pra sermos sozinhos! Por isso que não precisamos caminhar sozinhos, mas podemos chamar alguém para caminhar conosco! É por isso que formamos comunidade! Para que vivamos uma comunhão e compartilhemos nosso viver com os outros!

Só que compartilhar exige esforço! Exige querer! Exige força de vontade! Precisamos desejar viver em comunidade com todos os desafios que isso pode significar! Ser Comunidade é aprofundar nossa humanidade! É deixar o egoísmo e viver a doação! Ser comunidade é ser corpo de Cristo!

O hino continua a dizer: quero uma igreja servidora e missionária.

Servir é um ato de humildade! Missionária é um ato de desprendimento!

Servir é dispor de tempo! É escuta, é oração, é ação! É deixar-se iluminar pelo exemplo de Jesus, que foi capaz de dar a sua vida pela humanidade! Por isso, podemos dizer: Deseje uma Igreja mais servidora e missionária! E desejar é anunciar! É sair do nosso comodismo, do nosso desânimo e ir à luta!!!

E o hino continua: que anuncia e saiba ouvir!

A CF nos chama a anunciar, Deus nos chama a anunciar, pelo batismo somos chamados a anunciar! Mas anunciar o quê?

O amor de Deus por nós! A sua misericórdia! O seu perdão! Anunciar que vale a pena ser de Deus! Que é muito bom servir a Deus! Faz bem ao coração! Anunciar que Deus deseja fazer do mundo um lugar mais humano, um lugar que tenha mais coração, mais paz, amor e fraternidade! Mas estamos sedentos de escutar e ser escutado! Precisamos sair e ouvir, as histórias, as alegrias e as tristezas de nossos irmãos e irmãs e com isso ser presença de Deus na vida delas!

Ouvir é o primeiro passo para escutar! Por isso, precisamos rezar para que Deus aumente sua capacidade de escuta e que você encontre pessoas que desejem te escutar! A escuta pode mudar corações! Pode iluminar mentes! Pode salvar vidas! Escute muito mais do que palavras, mas o coração das pessoas! Escute o coração das pessoas com suas palavras e gestos!

O hino continua a dizer: a lutar por dignidade, por justiça e igualdade.

Quem é capaz de viver sem lutas! O que a religião e a vida em comunidade nos ensina é que não devemos lutar apenas pelos nossos interesses mas para o bem comum! Isso é essencial para a vida em comunidade!

O que acontece é que nosso egoísmo atrapalha nossa vivência de amor! E caímos num caminho cheio de desvios que não nos levam ao destino desejado!

Dignidade humana é um dos objetivos da construção da Igreja! Que todos tenham vida em abundância, nos diz Jesus. E a dignidade está no ser e não no ter! A paz é fruto da justiça, nos diz o beato Papa Paulo VI! Por isso, iluminados pelo caminho quaresmal e pelas reflexões da Campanha da Fraternidade digamos a cada um que encontrarmos: Você é um construtor da paz e da justiça!

Todo este caminho só é possível orientados pelas palavras de Jesus: Eu vim para servir! (Mc 10,45) O Cristo servo nos chama a missão de discípulos! É Ele que inspira a doarmo-nos para que a paz aconteça. É ele que desperta em nós o desejo de viver em comunidade porque nos ensina que nascemos para a partilha e isso é servir!!

Na verdade só crescemos se nós servirmos, se compartilhamos os dons! Por isso, cada um de nós é chamado a servir!

Somos operários da messe, construtores da paz, evangelizadores, filhos e filhas de Deus, irmãos e irmãs em Cristo, discípulos missionários! Chamados a anunciar e viver o Evangelho e assim fazer acontecer no agora de nosso tempo o Reino que vivenciaremos em plenitude na eternidade!

Mãos a obra!