Diáconos permanentes e suas esposas participam de encontro em Jerônimo Monteiro

Aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de março, na Casa de Retiro "Mãe da Igreja", em Jerônimo Monteiro (ES), o Retiro Canônico anual dos Diáconos e Esposas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, tendo como assessor o pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário, Ibatiba, padre Fabio Eduardo de Lima Santos.

“Os Diáconos e as esposas puderam vivenciar esse momento impar. Segundo o assessor de comunicação do CRD, Diácono Jose Adilson Soares, os Diáconos, no dia de sua ordenação, manifestam diante do Bispo e do povo o desejo de servir à Igreja através do ministério Diaconal pelas seguintes chaves:

1º - O desejo é ser consagrado ao serviço da Igreja.

2º - Desempenhar com amor e humildade o ministério dos Diáconos, colaborando com a ordem sacerdotal para o bem de todo povo Cristão.

3º - Proclamar através da fé e do testemunho conforme o Evangelho e a tradição da Igreja.

4º - realizar fielmente a liturgia das horas com o povo de Deus, em seu favor e pelo mundo inteiro.

5º - Querer imitar sempre, em sua vida, o exemplo de Cristo, cujo corpo e Sangue estará a serviço.

Foi um momento de realizar uma revisão da própria fé, além de ter sido uma oportunidade para encontros e reencontros da família Diaconal.” Escreveu o Diac. José Adilson.

O retiro tem como objetivo principal oferecer aos diáconos um tempo de recolhimento e renovação espiritual, permitindo-lhes aprofundar sua relação com Deus e fortalecer seu compromisso com o serviço à comunidade. Durante o retiro, os participantes são convidados a refletir sobre sua vocação, aprofundar seu conhecimento teológico e partilhar experiências com outros diáconos.

Além das atividades de formação e espiritualidade, o retiro também proporcionou momentos de convivência e fraternidade entre os diáconos. A troca de experiências e o compartilhamento de desafios e conquistas são aspectos importantes para fortalecer os laços de comunhão entre eles. As refeições compartilhadas, os momentos de lazer e as celebrações litúrgicas conjuntas ajudaram a criar um ambiente de convivência fraterna e de apoio mútuo. O retiro teve seu encerramento às 12h do domingo com a Santa Missa presidida pelo assessor do encontro padre Fábio Eduardo.

“Somos gratos à Comissão Diocesana dos Diáconos (CDD) de nossa Diocese, pelo cuidado e carinho na preparação desse retiro”. Finalizou.