18.03.2024

Formação aos Regionais II e VIII reúne secretários das CEBs e agentes da Pascom de Cachoeiro de Vargem Alta

Dezenas de secretários e secretarias das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) e paróquias que compõem os regionais II e VIII da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram neste sábado, 16 de março, do encontro organizado pelo Vicariato Episcopal para Comunicação. A iniciativa faz parte das ações formativas do Vicariato para Comunicação e aconteceu no auditório do Ceemti Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro.

“Esta é a terceira formação presencial com todos os secretários e secretárias dos regionais junto ao Vicariato para Comunicação. Já estivemos reunidos com os representantes dos regionais IV e I”, disse o assessor de comunicação da Diocese de Cachoeiro, Kelvyn Mantuan.

O Vigário Episcopal para Comunicação, padre José Carlos Ferreira da Silva, iniciou sua participação falando da comunicação externa e interna. "Pensar em comunicação é parte indispensável para evangelização, entretanto, é preciso vê-la sob dois espectros distintos: a comunicação externa e interna. Ambas são importantes para o trabalho pastoral."

Na sequência, a formação sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil foi ministrada pela Coordenadora da Escola Diocesana de Comunicação, Ana Cristina Pereira.

Ana Cristina destacou a importância de se compreender a comunicação como um todo, para que ela seja eficaz na evangelização e a Pascom não seja resumida apenas a tirar fotos, alimentar redes sociais e ações pontuais. Ela chamou atenção para quatro eixos da Pascom (espiritualidade, formação, articulação e produção) e afirmou a importância da dimensão da escuta no processo de comunicação.

Ao final do encontro, o jovem Lucas Debona, 24 anos, foi eleito Representante da Pascom do Regional II. “É um grande desafio, acredito... Ainda não sei se estou totalmente pronto para essa missão, mas estou em oração constante para que o Espírito possa me guiar nesse novo projeto. E no processo de aprendizado sobre todos os serviços e áreas de atuação da Pascom, mas meu ‘sim’ é para igreja e ao serviço de evangelização”, disse o jovem que é membro da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Sebastião, em Cachoeiro.

A formação aos Regional II e VIII reuniu as paróquias São Sebastião, São Pedro (Catedral), São Filipe, Santíssimo Sacramento da Eucaristia, Nosso Senhor Dos Passos, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Da Penha, Nossa Senhora Da Consolação, Sagrados Corações De Jesus e Maria de Cachoeiro e as paróquias: Nossa Senhora Aparecida (Itaoca pedra), Nossa Senhora De Guadalupe (Vargem Alta), São João Batista (Jaciguá) e Sagrada Família (Soturno).