Home / Destaque

Campanha Paz e Pão

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim lança Campanha Permanente contra a fome

A FOME NÃO ESPERA

PORQUE TIVE FOME E ME DESTES DE COMER - MATEUS 25,35.

CAMPANHA PERMANENTE CONTRA A FOME

A Campanha permanente contra a Fome e pela Inclusão Social foi inspirada na Campanha desenvolvida pela Arquidiocese de Vitória, a qual foi assumida pelos Bispos do Regional Leste 3 da CNBB, no intuito de dar uma resposta solidaria e concreta à situação de miséria e fome impostas a um crescente número de pessoas neste tempo de pandemia.

A Campanha está definida em três eixos:

1. Nas ações imediatas de enfrentamento à fome e de inclusão social;
  2. Na incidência política para a implementação de políticas públicas de maior alcance social e
  3. Na formação e espiritualidade.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim tem grande alcance e é composta por 8 regiões pastorais (que englobam 27 municípios), nas quais se encontram 43 paróquias e 1051 Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). Conta também com um grande número pastorais, grupos de voluntários e comissões, que proporcionam uma grande capilaridade e proximidade das comunidades e dos seus fiéis, chegando aos mais diferentes territórios da região, sobretudo, nas áreas de maior vulnerabilidade.

Ao instituir o Dia Mundial do Pobre, em 2016, o Papa Francisco convocou os cristãos a fixarem o olhar naqueles que estendem as mãos pedindo a nossa solidariedade, substituindo a cultura do descarte e do desperdício pela cultura do encontro. Francisco ensina que os pobres não são um problema, mas, um meio para acolhermos e vivermos a essência do Evangelho de Jesus Cristo, como indica a Carta de São João: “não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e com verdade” (1 Jo 3, 18).

Inspirada por essa convocação e compreendendo a realidade da fome em nossas paróquias e comunidades, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim propõe a realização de uma Campanha Contra a Fome e pela Inclusão Social, lançando a Campanha de Doadores Permanentes Contra a Fome. Essa campanha pretende ser permanente, pois, a transformação dessa realidade é uma meta a ser alcançada ao longo prazo, que não se limita apenas à coleta e distribuição de alimentos, mas que promova a inclusão social.

Este projeto coaduna com a Campanha da Fraternidade 2020 (CF 2020), que tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e, como lema, "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34). Tendo como referência a parábola do bom samaritano (Lucas 10, 25-37), a CF 2020 convida os cristãos a se colocarem a serviço da Vida, contemplando o mundo com os olhos de Jesus, para “acolher o grito que emerge das várias faces da pobreza e da agonia da criação” (DGAE, 102).

Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que a desigualdade está crescendo no Brasil e registrou aumento persistente no segundo semestre de 2019. Segundo o documento, enquanto a renda da metade mais pobre da população caiu cerca de 18%, somente o 1% mais rico teve quase 10% de aumento no poder de compra. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados no final de 2019 mostram que a extrema pobreza subiu no Brasil e já somava 13,5 milhões de miseráveis. Esse grupo, que sobrevive com 145 reais mensais, vem crescendo desde 2015, invertendo a curva descendente da miséria dos anos anteriores. De 2014 para cá, 4,5 milhões de pessoas caíram para a extrema pobreza, passando a viver em condições miseráveis. O contingente é recorde em sete anos da série histórica do IBGE.

{...} enquanto a renda da metade mais pobre da população caiu cerca de 18%, somente o 1 % mais rico teve quase 10% de aumento no poder de compra.

SEJA UM DOADOR PERMANENTE CONTRA A FOME E ESTEJA A SERVIÇO DA VIDA DOS CAPIXABAS

Sua solidariedade faz toda a diferença.

Doe e ajude quem tem fome

Banco - Sicoob

Agência: 3260

Conta: 63.800-5

CNPJ: 27.071.950/0001-63

Pix: pazepao@diocesecachoeiro.org.br

Lançamento

A Campanha foi lançada de forma oficial durante as celebrações da Solenidade de Corpus Christi (3) presididas pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa. Às 10h Dom Luiz esteve na Paróquia do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, em Cachoeiro de Itapemirim - bairro Paraíso. Às 16h, Dom Luiz encerrou as festividades da Festa de Corpus Christi na cidade de Castelo - Paróquia Nossa Senhora da Penha, que contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Diocese de Cachoeiro

No domingo (6), o lançamento ocorreu de forma individual em cada uma das paróquias, dando início à Campanha. Assista abaixo ao lançamento oficial da Campanha Paz e Pão.

diocesacachoeiro@hotmail.com