Home / Destaque

05.04.2021

Festa da Penha 2021

Domingo de Páscoa marca início da Festa da Padroeira do estado. Diocese de Cachoeiro transmite diariamente missa do Oitavário

O Domingo de Páscoa (4) marcou também o início da Festa da Penha 2021, esse ano, mais uma vez, totalmente virtual e interativa para que todos possam acompanhar as homenagens à Padroeira do Espírito Santo na segurança de suas casas. Uma das tradições do dia é a Missa de Abertura do Oitavário, transmitida diretamente da Capela do Convento da Penha e presidida pelo Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição. A celebração religiosa trouxe um apelo: para que cada fiel cultive seu olhar de fé e esperança, mesmo nos momentos mais difíceis como o que estamos vivendo nesta Pandemia.

A programação do primeiro dia da Festa também trouxe a oração do Terço Franciscano, ao meio-dia, e a estreia do Programa Salve Mãe das Alegrias deste ano, que vai mostrar como os fieis podem interagir com a Festa, além de matéria completa com a montagem do Terço e acendimento da Nossa Senhora da Penha Iluminada, realizados no sábado (3). Sob o tema principal da Festa “Vosso Olhar a Nós Volvei”, inspirado em trecho da oração Salve Rainha e na misericórdia dos olhos de Maria para com seus filhos, as Missas do Oitavário trarão cada dia uma reflexão e um convite para que exercitemos nossa forma de ver o mundo e nossos irmãos.

Na segunda (5), será Olhar comprometido com a transformação da realidade; terça (6), Olhar compassivo; quarta (7), Olhar de cuidado e atenção; quinta (8), Olhar de Conversão; sexta (9), Olhar missionário; sábado (10), Olhar de reencontro; domingo (11), Olhar de recomeço; e, finalmente, no encerramento da Festa, segunda (12), Olhar de Festa e Alegria, esta última com a celebração realizada pelo Arcebispo de Vitória, Dom Frei Dario Campos.

Como participar da Festa da Penha?

A Missa de Abertura do Oitavário neste domingo (4) foi transmitida nas redes sociais do Convento da Penha, no site de A Gazeta, Rádio América, Rádio Espírito Santo, TV Educativa e da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim,  além de outras  Dioceses e veículos parceiros. A intenção é que o devoto acompanhe a programação com fé e emoção, mas sem aglomerar, preservando, assim, o dom da vida.

A 451ª Festa da Penha será entre os dias 4 e 12 de abril, com transmissão ao vivo diariamente nas redes sociais do Convento da Penha, sendo eles:

Facebook: /penhaconvento

Instagram: @conventodapenha

Canal no Youtubehttps://www.youtube.com/channel/UCur6FpU2tk0IDg6NkTBMqog

Além das redes sociais do Convento da Penha, as Dioceses do Estado, parceiros da imprensa e canais católicos também poderão transmitir algumas atividades da programação do evento. A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim irá transmitir, em seu canal do Youtube e página no Facebook, diariamente, a Missas do Oitavário. A Santa Missas desta terça-feira (6) será presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

Facebook: @diocesecachoeiro

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/diocesedecachoeirodeitapemirim-es

Veja a programação completa:

DOMINGO - 04 de abril

14h – Programa Salve Mãe das Alegrias

16h – Missa de Abertura do Oitavário (Fraternidade Franciscana) - Transmissão pela Diocese de Cachoeiro

SEGUNDA - 05 de abril

12h - Terço/Consagração

16h – Missa Segundo Dia Oitavário – (Pe. Anderson Teixeira, área pastoral Vila Velha) - Transmissão pela Diocese de Cachoeiro

18h – Programa Salve Mãe das Alegrias – participação do instrumentista Elias Belmiro

20h – Missa Segundo Dia Oitavário (Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese São Mateus) - Transmissão pela Diocese de Cachoeiro

TERÇA - 06 de abril