Home / Destaque

22.03.2021

Saudação a Dom Luiz

Presidente do Regional Leste 2 parabeniza Dom Luiz Fernando Lisboa

Saudação a Dom Luiz Fernando Lisboa, (Arce)Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Caro irmão, Dom Luiz Fernando, em nome da presidência do nosso Regional Leste 2 e dos quase cinquenta irmãos bispos diocesanos, auxiliares e eméritos que vivemos e servimos nestas terras mineiras e capixabas, queremos abrir os braços e os corações para acolhe-lo na nossa comunhão eclesial e episcopal. Bem-vindo! Nós o acolhemos como um irmão muito querido.

Deus quis leva-lo, como missionário da Paixão de Cristo, às terras africanas, e lá forjar seu coração de Pastor. Sabemos o quanto o Sr amou aquela gente da Diocese de Pemba e o quanto fora amado por eles. Sabemos dos sofrimentos, das perseguições e dos desafios de sua missão episcopal junto daquela sofrida região. Mas, a beleza e a riqueza daquela cultura, a firmeza daquela fé, a força espiritual daquele povo formaram sua alma de Pastor, que os amou até o último momento, sem medos, sem recuos, sem desistências.

Agora, entre nós, como Bispo e Servidor da Igreja que está em Cachoeiro de Itapemirim, desejamos muita fecundidade pastoral, espiritual e humana. Que esta boa gente capixaba saiba acolhe-lo, ama-lo e deixar-se conduzir pelo seu cajado de pastor e pai e pelo seu coração amoroso de homem identificado com o Crucificado que amou os seus até o fim e venceu a morte! Que sua missão junto desta Igreja seja regada de comunhão verdadeira e sincera, de participação e empenho de toda a comunidade diocesana e de um belo testemunho de cuidado com a vida, com a Casa Comum e com todas as pessoas que desejem somar na construção de uma sociedade justa, fraterna e sadia.

Recordemo-nos das palavras de Jesus na liturgia deste quinto domingo da quaresma: “Quem se apega a sua vida, a perde; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo vai conserva-la para a vida eterna. Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará” (Jo12,25-26).

A missão de Pastor e a vida eclesial cotidiana exigem “dar a vida”, mas sabemos que a receberemos de volta. Nossas fadigas e nossa morte pela vinda do Reino não serão em vão. Honraremos assim o Pai e Ele nos honrará com a plenitude da vida, que só Ele tem e dá.

Dom Lisboa e querido povo de Deus na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, estamos juntos neste Regional, no caminho do Reino, no anúncio do Evangelho de Cristo e no compromisso com a vida, a justiça e a verdade.

Que São José, cuja solenidade celebramos ontem, e São Pedro Apóstolo, padroeiro desta Igreja Particular, intercedam ao Bom Deus pela história presente e futura desta Diocese capixaba, que avança, com seu rico passado, e agora com a fé e o ardor missionário de Dom Lisboa e com o já conhecido e exemplar espírito eclesial da boa gente daqui. Nossa gratidão também ao Pe. Walter pelo longo e incansável trabalho de cuidado desta Igreja neste tempo de vacância, juntamente com seus colegas do Colégio de Consultores.

Juntos no pacto pela vida e pelo Brasil, contra a pandemia e toda irresponsabilidade que gera mortes precoces e evitáveis. Deus abençoe a todos ricamente.

Dom José Carlos Campos
Bispo de Divinópolis (MG)
Presidente do Regional Leste 2 da CNBB

diocesacachoeiro@hotmail.com