Home / Destaque

22.03.2021

Dom Luiz Fernando

Bispo Diocesano toma posse na Catedral de São Pedro em celebração vista em todo o mundo

Na manhã do sábado, 20 de março, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebrou a Posse Canônica de Dom Luiz Fernando Lisboa, C.P. Transmitida para o Brasil e para o mundo pelos diversos veículos de comunicação disponíveis, centenas de milhares de pessoas acompanharam ao vivo a posse do novo bispo através do Youtube, Facebook, Rádio Diocesana FM 95,7 e Rede Vida de Televisão. As TV's Evangelizar e Canção Nova também se uniram ao momento festivo, reprisando a Santa Missa.

Além da grande audiência das emissoras de TV nacional, as mídias digitais da Diocese de Cachoeiro levaram a transmissão a diversos países e continentes do mundo. Foram registradas visualizações em países como Moçambique, Portugal, Angola, Itália, França, Espanha, Alemanha, México e Estados Unidos.

Presidida inicialmente por Dom Dario Campos, arcebispo metropolitano de Vitória (e ex-bispo diocesano de Cachoeiro) a Catedral de São Pedro contou com uma participação mínima de pessoas devido à pandemia provocada pela Covid-19. Desta forma a celebração esteve restrita aos membros do Colégio de consultores da Diocese de Cachoeiro, coordenadores dos oito regionais, representantes leigos, funcionários da Cúria Diocesana, Bispos e representantes das dioceses do Espírito Santo, autoridades políticas e um pequeno grupo de convidados de Dom Luiz Fernando Lisboa, entre familiares, amigos e irmãos da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Missionários Passionistas) . Junto a eles, as equipes necessárias para a realização da santa missa também participaram, como liturgia, música, comunicação e transmissão.

Com início às 09h, a santa missa teve duração de aproximadamente duas horas, com muita música e entusiasmo. Diversas emissoras estiveram presentes para cobrir o evento, como a equipe da Rádio Diocesana FM 95.7, representantes da TV Evangelizar e jornalistas da TV Gazeta Sul (afiliada da Rede Globo) e TV Aparecida. Tudo seguindo as normas do decreto estadual, emitido no dia 17 de março, quando foi anunciado que o estado do Espírito Santo entraria em quarentena.

"Acredito em uma Igreja que seja ministerial, que seja missionária, samaritana, compassiva, profética. Uma Igreja em saída, como gosta de desafiar o Papa Francisco. Uma igreja que viva em comunhão, que construa a unidade na diversidade, aberta ao diálogo com o outro, com o diferente, com as forças vivas da sociedade, com outras religiões. Uma igreja que cuida dos pobres e os ajude na sua promoção e na recuperação de sua dignidade", falou Dom Luiz durante sua homilia.

Veja mais imagens da Posse Canônica de Dom Luiz Fernando nas redes sociais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A Posse Canônica do Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim pode ser vista na íntegra na página da diocese no Facebook e no Canal do Youtube.

Fotos: André Fachetti

diocesacachoeiro@hotmail.com