Home / Destaque

11.02.2021

CNBB

Conferencia Nacional dos Bispos enaltece e parabeniza o novo Bispo de Cachoeiro de Itapemirim

Saudação a Dom Luiz Fernando Lisboa

Brasília-DF, 11 de fevereiro de 2021

Estimado irmão, Dom Luiz Fernando Lisboa

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), divulgada nesta quinta-feira, 11 de fevereiro. Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Leste 2 da CNBB. Ao mesmo tempo que agradecemos também ao episcopado de Moçambique pela acolhida ao senhor nestes 18 anos a serviço da Igreja no continente africano.

Enaltecemos a sua presença missionária como bispo em Pemba, diocese situada numa região marcada pela guerra que já causou a morte de mais de 2 mil pessoas e mais de 500 mil deslocamentos. Especialmente em Cabo Delgado, alvo constante de ataques. Destacamos também a sua contribuição à Conferência Episcopal de Moçambique, servindo-a como secretário-geral e coordenador do Departamento Social.

Certamente, em seu retorno ao Brasil, o seu pastoreio não se esquecerá da afirmação contida no título escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano: “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos” (At 4, 20). Agora, como os primeiros apóstolos, o senhor é convidado a difundir “o perfume do Evangelho” novamente em solo brasileiro.

Pedimos as bênçãos e proteção de São Pedro, padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim, nesta sua nova missão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB