Home / Oração

29.12.2020

Terço da Esperança

Marco de fé da Igreja no Brasil, último programa será exibido nesta quarta-feira, 30 de dezembro

Em 2020, diante da pandemia da Covid-19, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comunhão com o Papa Francisco no compromisso de intensificar as orações no período, uniu-se ao Brasil e convocou a todos para momentos de oração.

A iniciativa, principalmente em momentos delicados e difíceis como este, buscou elevar os corações ao Deus da Vida, no acolhimento de sua Palavra, fortalecendo a fé, a esperança e a união. “Conscientes de que as restrições ao convívio não durarão para sempre, aprendamos, a valorizar a fraternidade, tornando-nos ainda mais desejosos de, passada a pandemia, podermos estar juntos, celebrando a vida, a saúde, a concórdia e a paz” (trecho da nota “Tempos de Esperança e Solidariedade” da CNBB).

Conscientes ainda, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, tema da Campanha da Fraternidade de 2020, a intenção de oração do terço é dedicada também, além das vítimas, aos profissionais que incansavelmente trabalham por uma solução. “Sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso” (trecho da nota “Tempos de Esperança e Solidariedade” da CNBB).

Terço Glorioso

O Terço da Esperança e da Solidariedade foi transmitido a partir do dia 18 de março, sempre às quartas-feiras, às 15h30. As emissoras, que durante este período de exibição, se dividiram nessas atividades foram: TV Evangelizar – Curitiba (PR), TV Aparecida – Aparecida (SP), TV Nazaré – Belém (PA), TV Imaculada – Campo Grande (MS),  TV Pai Eterno – Trindade (GO), TV Horizonte – Belo Horizonte (MG), TV Rede Século 21 – Valinhos (SP), TV Canção Nova – Cachoeira Paulista (SP), TV Rede Vida – São Paulo (SP) e Web Bom Jesus – Bom Jesus da Lapa (BA), unidas e exibindo a programação também em seus canais repetidores, afiliados, parceiros, canais a cabo e parabólica.

Além das emissoras de TV, o programa foi exibido pelas redes de rádios:  RCR – Rede Católica de rádios, Rede Aparecida de rádios, Rede Milícia da Imaculada, Rede Evangelizar de rádios e pelos canais on-line de todas as emissoras, e pela própria CNBB que exibiu todos os episódios  através do seu canal de YouTube oficial. Em comunhão com a Igreja no Brasil, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim exibiu através do site e da página no Facebook, retransmitindo o sinal, todos os programas desde o dia 18 de março, convocando os fiéis capixabas para uma intensa corrente de oração.

Rezado, de diferentes lugares do Brasil, inclusive por membros da presidência da entidade, a iniciativa buscou trazer conforto aos lares, especialmente neste momento de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

“Queremos unir nossos corações pela força da fé, nutridos pela esperança, para a recitação do terço da esperança e da solidariedade”.

Terço Vocacional

Em agosto, período em que a Igreja celebra o mês vocacional, o Terço da Esperança e da Solidariedade esteve em cada semana, em sintonia com as diversas vocações. A primeira semana foi em intenção das vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados).

Na segunda semana o terço foi rezado em intenção da vocação do pai, mãe e filhos (da família). Já o Terço Vocacional da terceira e quarta semana de agosto teve como intenção central a vocação dos cristãos leigos e leigas. Durante o momento de oração, houve a renovação das promessas batismais.

Terço Missionário

No mês de outubro, dedicado às missões, o Terço da Esperança e da Solidariedade, foi em prol das igrejas presentes em cada continente do mundo. “Queremos proclamar a esperança para tantas vidas doadas de forma solidária”, afirma o irmão Diego Joaquim, missionário redentorista.

68 anos da CNBB – No dia 14 de outubro, aniversário da CNBB, bispos, assessores e colaboradores da CNBB rezaram o terço nas intenções da Conferência e da Igreja no Brasil.

O bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, disse que houve no terço um pouco do mosaico que é a vida da CNBB: “Uma vida dinâmica, fraterna e servidora, mas nem sempre conhecida. Embora sendo um organismo dos bispos, sem a colaboração de tantos corações generosos e abnegados, a CNBB não cumpriria sua função”, disse dom Joel.

Última exibição

O 42º e último episódio do Terço da Esperança e da Solidariedade acontecerá em 30 de dezembro, na quarta-feira, e será gerado pela TV Evangelizar e exibido pelos canais que efetuam o “Pool” de transmissão, gerado no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR), com a participação de dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e pelo padre Reginaldo Manzotti – Reitor do Santuário, religiosas e leigos e com a presença de Geizom Sokacheski, coordenador de SIGNIS Brasil TV.

Acompanhe, no dia 30 de dezembro, o último programa do Terço da Esperança e da Solidariedade

diocesacachoeiro@hotmail.com