Home / Destaque

23.11.2020

Viveiro Verde Vida

Projeto da Cáritas visa o cuidado com a casa comum e o cultivo de milhares de mudas nativas

A Cáritas Diocesana é conhecida por atuar fortemente nas ações sociais, além de abranger e apoiar dezenas de projetos espalhados por toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. E um dos projetos mais recentes é o Viveiro Verde Vida.

Localizado no Sítio São José, o Viveiro Diocesano abriga milhares de mudas nativas, sendo um importante local de conservação e preservação da flora local.

“O objetivo do projeto, além da questão ambiental como pede o nosso Papa Francisco, é também o trabalho socioambiental. Duas vezes por semana, nós da Cáritas e voluntários da Casa de Passagem Santa Teresa de Calcutá realizamos esse cuidado, dando uma atenção toda especial ao Viveiro Verde Vida”, explicou Jhone Souza, gerente de projetos da Cáritas Diocesana.

Reconhecimento ao meio ambiente

Como menciona Jhone, além da preservação ambiental, o projeto auxilia os acolhidos da Casa de Passagem no processo de readaptação ou até mesmo da descoberta de uma nova atividade laboral.

“Com esta prática, além do cuidado com a casa comum, nós observamos quais voluntários tem aptidão para este tipo de prática, voltada para o cuidado com a terra e com as mudas. Desta forma queremos mostrar a importância que a questão ambiental tem em nossa sociedade e que muitas vezes não tem o correto reconhecimento”.

O Viveiro Verde Vida possui cerca de 5 mil metros quadrados e possui aproximadamente 15 mil mudas nativas.

Fotos: Cáritas Diocesana