Home / Destaque

19.11.2020

Cristão Leigo

Igreja celebra o dia dos leigos e leigas no próximo domingo

A Igreja celebra no próximo dia 22 de novembro, na solenidade de Cristo Rei, o Dia dos Cristãos Leigos e Leigas.

“Esta celebração é motivo de alegrias e também de questionamento. O que este tempo nos pede? O que nós, leigos e leigas, podemos fazer a partir do chão que pisamos nesta comemoração do dia dos cristãos leigos e leigas?”, provocou Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)

O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Giovane Pereira de Melo, ressalta que há na Igreja no Brasil uma participação extraordinária do laicato.

“O nosso laicato é um laicato ativo que procura se organizar e está presente nos diversos espaços eclesiais, na liderança, à frente das comunidades eclesiais, à frente das pastorais sociais, em associações e movimentos e outros organismos da Igreja”, reforçou.

Por outro lado, o bispo disse que há um grande número de cristãos leigos que ainda está na arquibancada torcendo, mas não entrou no jogo. “Há um desafio grande para que os cristãos leigos e leigas, batizados, tomem consciência de seu batismo, da sua fé, missão e vocação e sejam presença transformadora como sujeitos eclesiais não só na Igreja mas nas realidades do mundo”, defendeu.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, não dá para pensar e ser uma Igreja povo de Deus, a partir do Concílio Vaticano 2º, sem pensar na participação e no protagonismo dos cristãos leigos e leigas.

“No documento nº 105 da CNBB, os bispos do Brasil destacam a importância e a necessidade de um laicato que seja protagonista. É necessário que a Igreja, sobretudo nós os ministros ordenados, reconheçamos a importância, o papel e o lugar de protagonismo do laicato na Igreja no Brasil”.

Informações e imagens: CNBB