Home / Solidariedade

11.11.2020

Tempo de Cuidar da Evangelização

Segundo vídeo da campanha da CNBB explica para onde vão os recursos arrecadados

Este ano, em todo o mês de novembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza a Coleta do Bem como o gesto concreto da campanha É Tempo de Cuidar da Evangelização. Seu ponto alto será nos dias 21 e 22 de novembro, solenidade de Cristo Rei. A iniciativa vai unificar a Coleta da Solidariedade realizada durante a Campanha da Fraternidade e a coleta da campanha da Evangelização, normalmente realizada no 3º domingo do Advento, em uma só doação à Igreja no Brasil.

Segundo o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, evangelizar é o primeiro compromisso da Igreja. “Evangelizar é a atitude capaz de mudar o mundo, torná-lo mais justo, solidário e fraterno. Não existe evangelização sem compromisso com a solidariedade com os mais pobres, nosso irmãos e irmãs”, disse em mensagem enviada à Campanha É Tempo de Cuidar da Evangelização.

Para onde vai o dinheiro: evangelização e solidariedade

Do total que a Coleta do Bem conseguir arrecadar este ano, 50% será destinado à ações de Solidariedade e Cuidado com a Vida e 50% às ações de Evangelização da Igreja no Brasil. Dos recursos voltados à promoção da Solidariedade, 60% comporá o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% o Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, gerido pela CNBB.

Dos 50% a serem direcionados às ações de Evangelização, 45% são para as dioceses, 20% para manter as atividades dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e 35% para as ações da CNBB.

As doações são investidas em apoio a projetos de desenvolvimento comunitário, de geração de renda, superação da vulnerabilidade e também na sustentação da obra de Evangelização e animação pastoral da Igreja no Brasil inteiro, incluindo projetos missionários em outros países.

Quem desejar doar à Coleta do Bem poderá fazê-lo de duas maneiras. Por meio da oferta nas missas e celebrações realizadas durante os dias 21 e 22 de novembro, quando a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei. A doação também poderá ser feita de forma simplificada e digital, por meio do site doe.cnbb.org.br.