28 2101-7603

Home / Comunicação

20.10.2020

Direitos Autorais e de Imagem

Pascom Brasil elabora material formativo com participação de membro da Diocese de Cachoeiro

 

Atender às necessidades de formação e sanar dúvidas dos agentes pastorais, quanto aos direitos autorais e de imagem. Este é objetivo da cartilha preparada e distribuída gratuitamente, a partir de uma iniciativa da Pascom Brasil. Para acessar o material, clique aqui

 

Uma das principais dificuldades encontradas na prática pastoral refere-se ao uso de imagens (que foto é permitida? Como dar os créditos? Todas as fotos podem ser usadas?) ou até mesmo o uso de um texto autoral. Pensando nisso, um grupo de trabalho se reuniu, discutiu e propôs a elaboração deste subsídio. Sem pretensão de esgotar o assunto, mas de dar dicas simples e orientações precisas sobre um tema tão importante, esta é a primeira de outras temáticas a serem abordadas numa perspectiva pastoral.

 

 

Facilidade no trabalho 

 

Para Adielson Agrelos, coordenador da Pascom no Regional Leste 1 (estado do Rio de Janeiro) e do GT Produção da Pascom Brasil, estar presente num grupo de trabalho tão qualificado como o composto para elaboração do subsídio nos diz que estamos no caminho certo naquilo que escolhemos tanto profissionalmente, como no sentido pastoral.

 

“Acredito que, por ser um material elaborado a partir do objetivo central de toda comunicação, ou seja, claro – conciso – coerente, facilitará muito o trabalho dos nossos agentes para que possamos desde já nos adequar às exigências dos novos tempos no que diz respeito aos direitos do cidadão e à proteção de dados”, afirmou.

 

 

Contribuição da Diocese de Cachoeiro

 

Um dos integrantes do grupo de trabalho é o fotógrafo e advogado André Fachetti Lustosa, da nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Para o profissional, é importante que os comunicadores, em especial da Igreja Católica, saibam a importância das leis e diretrizes que regem o tema.

 

"Cedo ou tarde, todo o processo de comunicação vai se aprimorando, vai se tornando mais consciente, mais comprometido. Isso aumenta a responsabilidade do comunicador católico, seja ele o mais conhecido produtor de conteúdo, seja o mais iniciante nas atividades da Pastoral da Comunicação. Aprender (e respeitar) as características e regulações próprias de cada área é imprescindível e um processo sem volta: o caminho é sempre para mais conhecimento, mais solidez na informação e mais responsabilidade com o que se faz, com o que se publica, com o que se comunica."

 

Grupo de trabalho

 

- Adielson Agrelos, coordenador do GT Produção da Pascom Brasil

- André Fachetti Lustosa, fotógrafo e advogado

- Manuela Castro, coordenadora da assessoria de comunicação da CNBB

- Marcus Tullius, coordenador geral da Pascom Brasil

- Silvonei José, Vatican Media

- Dr. Wellington Santana, advogado e assessor jurídico da Diocese de Duque de Caxias

 

 

 

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web