Home / CNBB

15.10.2020

Igreja Social e Multicultural

Dom Walmor de Azevedo faz apelo para que a Igreja participe ativamente da 6ª Semana Social Brasileira

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, gravou um vídeo para contribuir no processo de mobilização da 6ª Semana Social Brasileira que está sendo organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da entidade.

Inspirada num encontro que o Papa realizou com os movimentos sociais, a 6ª Semana Social Brasileira adotou como tema “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho”.  A realização da semana encontra-se na fase de mobilização dos regionais. O encerramentocom a etapa nacional, será em julho 2022.

O objetivo da 6ª semana, aprovada na 57ª Assembleia Geral do episcopado brasileiro, é mobilizar a sociedade tendo em vista o fortalecimento da democracia. Um outro objetivo é também fortalecer a ação das Pastorais Sociais da Igreja na defesa da população e dos grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Em sua mensagem, o presidente da CNBB reforça, baseado no apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios, que a fé sem o amor não é nada para os cristãos. ” O amor é o selo de autenticidade da fé cristã. A 6ª Semana Social Brasileira, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, oferece a cada um de nós uma oportunidade singular de exercer o amor e trabalhar para que todos tenham direito à terra, teto e trabalho”, disse.

Igreja social e multicultural

A Semana Social Brasileira (SSB) é uma iniciativa realizada no Brasil desde 1991. É inspirada na experiência da Igreja Católica na Europa, mais precisamente da França. Em todos os países onde ocorre, a SSB integra a ação da Igreja.

No Brasil, as SSB’s marcam processos de mobilização popular e transformação social a partir de debates que impulsionam a construção de um Projeto Popular para o Brasil. Tornam-se espaços de fortalecimento da democracia participativa e direta, pois fomentam o envolvimento dos setores excluídos e marginalizados à participação cidadã e à autoridade política, na garantia da igualdade básica de todos os seres humanos e da natureza.

A 6ª Semana Social Brasileira está sendo realizada em mutirão, na pluralidade cultural e étnica do Brasil, assim como no ecumenismo e diálogo inter-religioso. A iniciativa é inspirada pelos diálogos do Papa Francisco com os movimentos populares na luta por Terra, Teto e Trabalho. As ações visam discutir, entender e sugerir soluções para questões sociais, em especial, dos setores excluídos e marginalizados pela sociedade, a partir dos eixos democracia, soberania e economia. O encerramento, com a etapa nacional, será em julho 2022.