Home / Destaque

14.10.2020

CNBB

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil completa 68 anos neste 14 de outubro

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 68 anos de criação nesta quarta-feira, 14 de outubro. A celebração do aniversário da conferência episcopal ocorrerá de acordo com as regras do distanciamento social e as medidas sanitárias exigidas para evitar a propagação do novo coronavírus: com uma programação virtual.

Serão três eventos virtuais para marcar os 68 anos da CNBB: uma missa, o Terço da Esperança e da Solidariedade e uma live com o atual e os dois últimos presidentes da entidade.

Missa, Terço e Live

A comemoração começa pela manhã, às 9h, com um missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Às 15h30, horário em que habitualmente já se reza o Terço Esperança e da Solidariedade às quartas-feiras, bispos, assessores e colaboradores da CNBB rezarão um terço nas intenções da Conferência e da Igreja no Brasil. O terço será transmitido pelas TVs de inspiração católica do país e também pelas redes sociais da CNBB e da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Às 17h, terá início a última parte da celebração. Por meio das redes sociais da CNBB, será possível acompanhar uma live com dois ex-presidentes da CNBB, os cardeais Raymundo Damasceno Assis e Sergio da Rocha, e o atual presidente, dom Walmor Oliveira. A partilha entre os bispos abordará a história, a identidade e o futuro da conferência. A live será mediada pelo padre Patriky Samuel, secretário-executivo de Campanhas da CNBB.

No presente, alimentando a esperança e a solidariedade

O presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira, diz que a Conferência persevera, no dias atuais, em sua missão de anunciar o Evangelho, a serviço da unidade da Igreja, da edificação do Reino de Deus, com ações que promovem o amparo aos mais pobres, a inclusão social e, consequentemente, contribuem para a justiça e a paz.

Entre estas ações, o segundo vice-presidente da entidade, dom Jaime Spengler, destaca o processo atual de revisão do Estatuto Canônico, no qual todos os bispos do Brasil são chamados a participar e cooperar para responder aos desafios atuais. “Os tempos mudaram e mudam constantemente e estar atento aos sinais dos tempos diz de uma sensibilidade especial para responder à altura daquilo que os novos sinais pedem de nós como Igreja no Brasil”.

Dom Jaime destacou também o Pacto pela Vida e Pelo Brasil, assinado em abril deste ano pela Conferência junto à outras instituições brasileiras, com o intuito de promover um debate e diálogo, o mais amplo possível com as forças da sociedade, a partir da premissa de que o país pode se tornar mais integrado e mais integrador, onde todos possam ter vida e vida em abundância. “O Pacto representa um marco no presente da Instituição e fala da disponibilidade da Igreja em cooperar com o momento que o país atravessa”, disse.

O segundo vice-presidente, dom Mário Antônio, destaca a realização pela CNBB e Cáritas Brasileira da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”, com a adesão de toda a Igreja Católica no Brasil e entidades e instituições que buscam promover a vida, sobretudo no contexto da pandemia. Para ele, a solidariedade marca  o trabalho da CNBB na atualidade.

O secretário-geral da entidade destacou um desafio interno:  a implantação e manutenção das comunidades eclesiais missionárias, conforme apresentado nas atuais DGAE (2019-2023). “É um tema que já vinha sendo amadurecido. Lembro, por exemplo, os documentos 100 e 108 da CNBB que falam respectivamente da rede de comunidades e dos serviços e ministérios em torno da Palavra de Deus”, recordou.

Dom Joel também destaca a ação emergencial “É tempo de Cuidar” e o esforço por ajudar a alimentar a esperança, a justiça e a paz, em meio a tantas angústias e pandemias. “Vemos as pessoas sofrerem pela pandemia sanitária, mas também, para dar um exemplo significativo, com a fome. A campanha É tempo de Cuidar é um fato muito significativo dos dias atuais”, disse.

Imagens e informações : CNBB