Home / Destaque

08.10.2020

Outubro Rosa

A Diocese de Cachoeiro apoia essa causa. Prevenção e diagnóstico precoce são pontos importantes no combate ao câncer de mama

O mês de outubro chegou e trouxe com ele a já tradicional campanha do “Outubro Rosa”. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Entre os homens a incidência de câncer de mama é rara, representando menos de 1% do total de casos.

O bispo de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Roberto Ferreria Paz, ressalta a importância de incentivar a prevenção pelo diagnóstico precoce.

"A pastoral da saúde dá um apoio institucional e envolve as comunidades eclesiais na sensibilização e motivação da campanha de prevenção ampliando certamente o alvo e vencendo resistências herdadas de comportamentos passivos e bloqueios de temores infundados. A percepção ou descoberta de sinais de câncer de mama no início do processo possibilita e aumenta em muito o sucesso do tratamento”.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Maria de Lourdes Pereira da Silva, colaboradora da CNBB, aos 50 anos, descobriu o câncer de mama em um autoexame durante o outubro rosa.

"Eu descobri o câncer de mama em 2017 por causa de uma ação que a CNBB fez sobre a importância da prevenção no jornal interno. Depois de 15 dias que a matéria foi publicada, ao tomar banho e fazer o autoexame senti um caroço bem embaixo do mamilo. Como eu já tinha tido câncer de colo de útero em 1992, eu fui ao médico e fiz todos os exames. Dois meses depois recebi o diagnostico final de neoplasia maligna”.

Misericórdia de Deus que nunca abandona

É importante ressaltar que todo o tratamento de câncer de mama é oferecido pelo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. Por lei, o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso.

Para dom Roberto Ferreria, como a mulher é uma protetora e cuidadora da vida, a prevenção e o cuidado contra o câncer de mama deve ser assumido com coragem e ternura da própria vocação de ser na terra o ninho regaço e dádiva da transmissão e acolhida da vida.

“Nenhuma mulher que sofra de câncer de mama está isolada ou solitária na sua luta por vezes desgastante e aparentemente sem sentido. Pelo contrário, com sua resiliência se revelam vencedoras e dadoras de vida pois mostram a nobreza de quem testemunha a esperança e a misericórdia do Deus que nunca abandona e esquece da mulher aliada e profeta na valorização da plenitude da vida a que estamos chamados todas as criaturas e filhos do Pai”, enfatizou.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, sempre a favor da vida, apoia o combate ao câncer de mama! Você mulher, realize o exame e previna-se. Quanto mais cedo o diagnóstico, muito maiores são as chances de cura.