Home / Comunicado

02.04.2020

Comunicado 04/2020

Pe. Walter Luiz, Administrador Diocesano, publica novas orientações durante a pandemia da covid-19

Comunicado 04/2020

Após reunião do Colégio dos Consultores e do Conselho Diocesano para Assuntos Econômicos realizadas no dia 01 de abril de 2020 o Administrador Diocesano vem fazer os seguintes comunicados:

1. Semana Santa: No tempo difícil que estamos vivendo, devido à pandemia da Covid-19, considerando os impedimento de celebrar a liturgia comunitariamente na igreja:

1.1. Para as celebrações da Semana Santa orientamos sejam adotadas as indicações e sugestões gerais emanadas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

1.2. O Departamento de Comunicação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim disponibilizará os subsídios elaborados pela Comissão para a Liturgia da CNBB para a oração pessoal e em família durante a Semana Santa.

1.3. O Domingo de Ramos da Paixão do Senhor e os dias do Tríduo Pascal, sejam celebrados na Matriz paroquial somente.

No discernimento feito por cada pároco e para melhor expressar a unidade paroquial, se for prudente e não colocar em risco a segurança sanitária de ninguém, pode haver a presença de um representante de cada Comunidade Eclesial de Base que compõe a paróquia, levando sempre em conta as determinações municipais a respeito do número de pessoas permitidas nos templos religiosos e demais orientações acerca do distanciamento social estabelecido pelas autoridades civis e sanitárias.

1.4. A Missa do Crisma habitualmente celebrada na Quinta-feira Santa pela manhã fica, neste ano, prevista para ser celebrada em 30 de maio, podendo sofrer nova alteração na data da mesma.

1.5. A Coleta da Solidariedade (Campanha da Fraternidade) habitualmente realizada no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor fica, neste ano, adiada para uma nova data a ser determinada pela CNBB.

1.6. A coleta para os Lugares Santos, habitualmente realizada na Sexta-feira da Paixão do Senhor, ficou determinada pela Santa Sé ser realizada em 13 de setembro de 2020 (Domingo anterior à Festa da Exaltação da Santa Cruz).

2. Exéquias. As celebrações das Exéquias, neste período de pandemia, poderão ser mantidas, segundo as condições de prudência e respeitando as normas sanitárias e determinações de cada município, evitando, quanto possível, a aglomeração de pessoas.

Nos casos onde não seja viável celebrá-las, avise-se aos familiares que será colocada a intenção pelo falecido na Missa sem povo.

3. Permanecem inalteradas as demais orientações divulgadas no Comunicado 03/2020 de 20 de março passado próximo.

4. Sugerimos que que cada comunidade eclesial de base tenha um grupo em rede social para conservar o contato e a unidade eclesial.

5. É importante que diocese, paróquias e comunidades suspendam todos os investimentos em obras, reformas e edificações a fim de reduzir as despesas.

6. Manutenção e sustento financeiro: Para garantir a manutenção de nossas comunidades, paróquias e diocese, bem como a sustentação da evangelização e em vista de mantermos a ação caritativa junto aos sofridos, é importante que cada dizimista mantenha a sua contribuição e também as ofertas continuem a serem feitas. Para isso sugere-se criar formas segundo a realidade de cada comunidade e/ou paróquia para possibilitar a partilha do dízimo e ofertas, garantindo que manifestem o sentido de pertença à Igreja. Pode-se utilizar, por exemplo, transferências bancárias, cartão de crédito, débito em conta, entrega de envelope na igreja ou para agente da pastoral do dízimo. Lembrando sempre de, nos casos de entregas na igreja ou agente de pastoral, sejam observadas as orientações sanitárias de distância e isolamento social.

Os repasses determinados pelas paróquias e pela diocese serão mantidos.

7. Ação Solidária Diocesana: o sorteio da Ação Solidária Diocesana previsto para ocorrer em 17 de maio próximo fica adiado para 27 de setembro de 2020.

8. Pastoral do Menor: Nomeamos o Revdo. Diac. Eromar Valentim Campanha coordenador diocesano da Pastoral do Menor.

9. Setor família: Nomeamos o Revdo. Diac. Zenilton Falcon de Freitas coordenador diocesano do Setor Família.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 02 de abril de 2020.

Publique-se.

Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé

Administrador Diocesano

Pe. Bruno Sá Rangel