Home / Comunicado

18.03.2020

Orientações Provisórias

Veja as orientações da Diocese no combate à proliferação do novo coronavírus

ORIENTAÇÕES PROVISÓRIAS

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim comunica que na próxima segunda-feira, 23 de março de 2020, será emitido um comunicado oficial com novas recomendações de nossa Igreja particular acerca da proliferação do Covid-19, o novo Coronavírus. O Administrador Diocesano, Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, tem orientado nossos sacerdotes e paróquias no objetivo de manter nossa Igreja unida e zelar pela vida humana. Tendo em vista o primeiro Comunicado, emitido dia 05 de março de 2020, e as demais orientações, segue-se:

1 - Missas e reuniões com grupos menores permanecem inalteradas. Reuniões maiores devem ser canceladas.

2 - Suspensas a Sagrada Comunhão sob as duas espécies, a Sagrada Comunhão dada diretamente na boca, a saudação durante o abraço da paz e as orações de mãos dadas.

3 - Acatando a orientação da Pastoral Nacional da Pessoa Idosa, é recomendado evitar visitas na intenção de preservar a integridade dos irmãos e irmãs que atingiram a 3ª idade. Cada paróquia, de acordo com a sua realidade, deve encontrar um equilíbrio entre não colocar em risco a saúde dos nossos idosos, mas também não abandoná-los.

4 - Cancelada a Romaria Diocesana ao Convento da Penha, que seria realizada no dia 18 de abril como parte da programação da Festa da Penha 2020.

5 - Assim como as escolas e centros de ensino, estão suspensos os encontros da catequese por tempo indeterminado, com o objetivo de zelarmos pela saúde de nossas crianças e jovens.

6 - Orientamos que pessoas idosas e enfermos permaneçam em suas casas e participem das missas através das rádios, TVs e demais mídias católicas.

7 - Seguindo o que orienta a classe médica, as pessoas que apresentam sintomas gripais devem permanecer em suas casas, com os cuidados necessários.

Alertamos também a todos que sigam as recomendações dos órgãos de saúde, como:

- lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool gel;

- cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;

- evitar aglomerações se estiver doente;

- manter os ambientes bem ventilados;

- não compartilhar objetos pessoais;

- maior ingestão de água.

Atentos ao chamado feito pela Campanha da Fraternidade deste ano, que o compromisso e o cuidado com a vida sejam nossa resposta ao dom da existência dado por Deus.

Cachoeiro de Itapemirim, 18 de março de 2020