Home / Artigo / O CHAMADO DO PAPA FRANCISCO A UM MUNDO MAIS IRMÃO

O CHAMADO DO PAPA FRANCISCO A UM MUNDO MAIS IRMÃO

Por Seminarista Marcos Antônio Oliveira

Por meio da Carta Encíclica Fratelli Tutti (2020), o Papa Francisco quer despertar a consciência dos fiéis para o tema “somos todos irmãos”. A Encíclica mostra o quanto os relacionamentos estão sem profundidade, necessitando de um olhar mais profundo por parte das pessoas que, a cada dia mais, estão se afastando umas das outras. Desse modo, algumas vezes, há mais informações supérfluas e desnecessárias do que a própria conexão com o outro, o estar presente, principalmente neste período de Pandemia do novo coronavírus.

Francisco alerta que, diante de um mundo globalizado e conectado local e globalmente, por vezes a fraternidade e o afeto não são vividos. Como diz o grande filósofo Bauman, em seu livro Modernidade Líquida, estão sendo criadas relações superficiais e frias, cheias de informações, porém sem a troca, o contato.

Sendo assim, do mesmo modo como avançam as descobertas de novos planetas, Francisco chama toda a igreja para uma verdadeira descoberta de si e de seu próximo, para que ela descubra os necessitados e as necessidades da humanidade.

Há tanta desigualdade no mundo, fato que ficou ainda mais evidente com a pandemia da COVID-19, que providências precisam ser pensadas e tomadas. Segundo Francisco, a segurança se desmoronou e o medo se alastrou, aumentando ainda mais a distância entre as pessoas, a falta de abertura para o outro, sendo este visto como uma ameaça.

Portanto, o Papa adverte que é preciso buscar uma atitude mais concreta do povo e dos líderes que governam o país, um movimento de conscientização das pessoas sobre o atual cenário social, para mudar essa realidade de desigualdade e indiferenças. Além disso, também é preciso estimular, em todos, o sentimento de fraternidade, porque o mundo vive um período de instabilidade nas relações, fato que tem impossibilitado um futuro com relações mais humanas e solidárias.