Home / Artigo / UM REINO DE AMOR

UM REINO DE AMOR

Por Seminarista Wellington Salviete

No próximo domingo (22/11), a Igreja celebra a Festa de Cristo Rei, que foi criada pelo Papa Pio XI, em 1925, e é considerada uma das incorporações mais recentes ao calendário litúrgico. O Papa Paulo VI deu à festa seu atual título completo (Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo) e transferiu para o último domingo do Tempo Comum, sendo, neste ano, no dia 22 de novembro, marcando assim o fim do Ano Litúrgico da nossa Igreja. Nesta Solenidade, a Igreja do Brasil também celebra a vocação de todos os leigos e leigas, que estão presentes em nossas Comunidades Eclesiais de Base, assumindo com alegria a sua vocação batismal.

O término do Ano Litúrgico nos proporciona uma excelente oportunidade de fazermos uma revisão de vida diante das propostas de Jesus feitas ao longo do ano. Logo, estaremos nos preparando para um novo ano litúrgico, que se inicia com o Advento, momento de preparação para a vinda do Menino Deus.

Nesse sentido, precisamos usar desse momento para fazer uma retrospectiva do ano litúrgico que chega ao fim. Sendo assim, um tempo fecundo para celebrar a missão de cada um, redespertar a fé, renovar o compromisso de cristão com Jesus e com a construção do Reino. Por isso, revisão sempre faz bem, seja no físico, onde procuramos um médico para cuidar de nossa saúde, ou em nossa vida espiritual, onde podemos nos aproximar dos Sacramentos. Pois, no silêncio e na oração percebemos onde podemos ser melhores.

O Cristo Rei do Universo anuncia a Verdade que é como uma luz que ilumina o nosso caminhar. E durante sua vida pública Ele responde aos que o questionavam: "Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta minha voz." (Cf. Jo 18, 37). Portanto, Jesus nos revela sua missão de anunciar a verdade ante o pecado, nesta igreja peregrina.

Desse modo, entendemos que é fundamental assumir nosso lugar como cristãos nesta igreja peregrina, em vista de um dia chegar à terra prometida, que é o Reino dos Céus. Seu testemunho tem muito a nos ensinar, sendo Rei e Filho de Deus, não usou do poder, nem da grandeza humana. Mas, viveu em meio ao povo, pastoreou e foi aclamado como rei em cima de um jumentinho, vestiu-se com as roupas da humildade e da simplicidade. Assim sendo, nos mostrou que "o seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz".