28 2101-7603

Home / Artigo / UMA LUZ QUE NÃO SE APAGA

UMA LUZ QUE NÃO SE APAGA

Por Seminarista Ronald de Aquino Bosio

 

 

Todo cristão possui a missão de ser sal e luz! Esse compromisso é atestado no Evangelho de São Mateus 5, 13-16: “Vós sois o sal da terra [...] Vós sois a luz do mundo”. A realidade conturbada na qual estamos mergulhados suplica por testemunhos de vida e de santidade, de pessoas que façam a diferença. Não é difícil notar que a humanidade está cada vez mais carente do gosto de viver, do sabor do servir; está carente de uma luz que a guie pelas estradas do bem, da justiça e do amor. E isso só pode ser vivido a partir do momento em que se assume a cruz e se busca uma configuração com a vida de Cristo.

           

Vós sois o sal da terra”. Quando somos batizados, recebemos, no chamado Rito Complementar, o sal, que nos é dado pela mãe, recordando, assim, essa ordem de Jesus de “temperar” o mundo. E é por esse batismo que já somos enviados em missão, tornamo-nos seguidores do Senhor para levarmos a Boa-Nova a todos os povos (cf. Mc 16, 15). Às vezes o orgulho, o egocentrismo, a inveja azedam o doce sabor de Cristo. No entanto, quando verdadeiramente experimentamos a graça que vem d’Ele e o quão suave e bom Ele é (cf. Sl 34, 9), queremos “passar a receita adiante” e fazer com que mais pessoas conheçam a verdade e se deleitem no Amor Eterno.

           

Dar sabor. Essa é uma das maiores dificuldades em nosso tempo, marcado por tantos relativismos e “meias-verdades”. Os cristãos, de modo geral, não podem ceder a um cenário de prazeres, por mais atraentes que possam parecer. Um prato de comida pode estar muito bem preparado e arrumado, mas não se sabe se o tempero é do melhor, ou se os alimentos são frescos, até comer. O pecado nos engana, pois se apresenta com boa aparência, mas, no fim, mostra-se estragado. Assim também não devemos parar numa beleza temporal, mas ser um sabor marcante, que leve o outro a uma conversão interior.

           

Vós sois a luz do mundo”. Vemos uma sociedade que não consegue se perceber perdida num vale de sombras: a família sendo corrompida e destruída, os bons costumes sendo abolidos, o ódio e o rancor reinando sobre a paz e a justiça... tudo isso cria escamas que obscurecem o sentido de viver. Somos todos chamados a ser uma grande tocha que guia quem está perdido; a iluminar os becos marcados pelo pecado e pela desolação; a transparecer a luz do Senhor Jesus, o centro de nosso servir. Não podemos nos esconder e desanimar no caminho, pois não se ascende uma lâmpada para colocá-la debaixo de um alqueire, mas em um lugar onde possa iluminar a todos que estão na casa (cf. Mt 5, 15). Precisamos assumir a missão de guiar quem precisa conhecer a Cristo e se fazer presença que inspira um caminho de caridade.

           

A cruz que devemos carregar como consequência ao seguimento de Jesus não trará facilidades. Mesmo assim, a renúncia de si para que a vontade de Deus possa prevalecer (cf. Gl 2, 20) é o ponto de partida para a realização da missão de todos nós, cristãos batizados e chamados pelo Senhor à Evangelização. Esse é o nosso grande propósito: levar todos os povos a conhecer a Salvação. Assim, buscamos, de forma autêntica, seguir o caminho que nos leva à plenitude da vida!

 

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web