29.04.2024

Saúde Integral do Presbítero’ é o tema em destaque no penúltimo dia do Encontro Nacional de Presbíteros

Na segunda-feira, 29 de abril, o penúltimo dia do evento foi iniciado com a missa presidida por Dom Cleocir Bonetti, Bispo de Caçador (SC) e integrante da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na sequência, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar de São Paulo e presidente da referida Comissão conduziu a palestra “Saúde Integral do Presbítero”

Houve ainda a palestra com o Padre Humberto Robson de Carvalho, do clero da Arquidiocese de São Paulo, e um momento de testemunhos e apresentações do Padre Zezinho, do Frei Hans Stapel e do Padre Fábio de Melo. Está prevista também para segunda-feira, 29, a apresentação da Carta Final do 19º ENP.

O encerramento do evento será na terça-feira, 30, às 9h, com a missa no altar central da Basílica de Aparecida, presidida por Dom Ângelo.

Na manhã do domingo, 28, os sacerdotes e bispos que estão no 19º ENP participaram da missa presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, no Altar Central do Santuário Nacional.

“Certamente nesse Encontro Nacional dos Sacerdotes do Brasil, esse encontro [dos sacerdotes com Deus] está acontecendo por meio das pregações, amizades e das orações. Nada antepor a Cristo Jesus, nada antes de Jesus, a Jesus o primeiro lugar”, ressaltou Dom Orlando na homilia.

A vocês queridos padres, quero lembrar cinco gratidões do Papa Francisco: Gratidão pela vossa fidelidade. Gratidão pela vossa alegria de servir. Gratidão por vosso cuidado pastoral. Gratidão pela celebração diária da Eucaristia. Gratidão pela busca incessante da santificação. Recebam, padres queridos, esta gratidão do Papa Francisco. Vamos dar a ele também o presente que faz muito bem para nós, a sinodalidade”, concluiu.

No sábado, 27, os participantes do Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) estiveram em retiro, conduzido por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Fonte: O São Paulo