Notícias

06.06.2023

Corpus Christi: Veja alguns locais que terão os tradicionais tapetes no Sul do ES

Confira a lista com algumas Paróquias onde os fiéis interessados possam participar da festa do Corpo de Cristo


Chegou a véspera de Corpus Christi. Nesta quinta-feira, 08 de junho, é celebrada a tradicional festa do Corpo de Cristo. A festividade é lembrada pela confecção dos belos tapetes. Os enfeites, que marcam o dia em que os católicos homenageiam a presença de Cristo na Eucaristia, serão confeccionados em diversas paróquias na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

A montagem dos quadros e passadeiras começam na tarde desta quarta-feira (07) e seguem até a quinta-feira (08), quando acontece a Solenidade de Corpus Christi com a Missa Solene e Procissão Eucarística ao final da festividade.


CONFIRA A LISTA COM ALGUMAS PARÓQUIAS ONDE OS FIÉIS INTERESSADOS POSSAM PARTICIPAR DA FESTA DO CORPO DE CRISTO.

 

▪️ Paróquia São Pedro Apóstolo (Catedral) / Cachoeiro de Itapemirim

A confecção dos tapetes na Igreja Matriz diocesana começa na noite desta quarta-feira (17), após a missa das 19:30 horas. Serão confeccionados 4 tapetes no pátio da Catedral. Na quinta-feira (08), Solenidade de Corpus Christi, a Celebração Eucarística com Procissão do Santíssimo acontecerá às 18:30 horas.

Endereço: Rua Barão de Itapemirim, 36 - Centro, Cachoeiro de Itapemirim

 

▪️ Paróquia Nossa Senhora da Consolação – Guandu / Cachoeiro de Itapemirim.

Na Comunidade Matriz Nossa Senhora da Consolação, os tapetes serão confeccionados após a missa das 06:30 horas no corredor central e lateral externa do templo. Ao todo, 60 metros de tapete serão confeccionados. Na quinta-feira (08), Solenidade de Corpus Christi, haverão celebrações às 06:30 e 18:00 horas.

Endereço: Avenida Jones dos Santos Neves, 24, Guandu, Cachoeiro de Itapemirim

 

▪️ Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Itaoca Pedra / Cachoeiro de Itapemirim.

Na Comunidade Matriz São Miguel Arcanjo, os tapetes serão confeccionados após às 18:00 horas desta quarta-feira (07), totalizando aproximadamente 150 metros de área coberta. A Celebração Eucarística acontece às 16:00 horas desta quinta-feira (08).

Endereço: Rua Domingos Alcíno Dadalto, 114 - Jardim Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim

 

▪️ Paroquia Sagrados Corações – Nova Brasília / Cachoeiro de Itapemirim.

A Paróquia dos Sagrados Corações, localizada no bairro Nova Brasília, está com quase tudo pronto para a Festa de Corpus Christi. As comunidades participarão da confecção dos 70 metros de tapetes que, neste ano, serão confeccionados no Pátio da Buzato Material de Construção. Na quinta-feira (08), às 16:00 horas, a Santa Missa será celebrada no espaço e, logo após, acontece a tradicional Procissão Eucarística.

Endereço: Av. Jones dos Santos Neves, 480 - Parque das Laranjeiras, Cachoeiro de Itapemirim.

 

▪️ Paróquia São Filipe – Aeroporto / Cachoeiro de Itapemirim

Na Paróquia São Filipe, a confecção dos tapetes acontecerá nesta quarta-feira (07), a partir de 20:00 horas na Comunidade Matriz. A Celebração Eucarística acontecerá às 17:00 horas desta quinta-feira (08) e, logo após, haverá a Procissão Eucarística.

Endereço: Rua Humberto Tirello, 03 - Aeroporto, Cachoeiro de Itapemirim.

 

▪️ Paróquia Nossa Senhora das Graças – IBC / Cachoeiro de Itapemirim.

Na Paróquia do IBC, a confecção dos tapetes acontecerá no pátio da Comunidade Matriz, nesta quarta-feira (07), às 19:30 horas. A Celebração Eucarística e Procissão acontecer, no mesmo espaço às 17:00 horas desta quinta-feira (08).

Endereço: Rua Domingos Alcíno Dadalto, 114 - Jardim Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim

 

▪️ Paróquia do Santíssimo Sacramento da Eucaristia – Paraíso / Cachoeiro de Itapemirim.

A Paróquia do bairro Paraíso confeccionará seus tapetes na noite desta quarta-feira (07), às 19:00 horas, após a bênção aos fiéis voluntários. Na quinta-feira (08), às 16:00 horas, haverá Celebração Solene de Corpus Christi no Centro Universitário São Camilo. A paróquia orienta aos fiéis à levarem suas velas para participarem da tradicional “Procissão Luminosa”.

Endereço: Rua São Camilo de Lellis, 01 - Paraiso, Cachoeiro de Itapemirim.

 

▪️ Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Itaoca e Itaipava / Itapemirim

Em Itapemirim, serão confeccionados 300 metros de tapetes nas ruas Timóteo (Itaipava) e Alan Kardec (Itaoca). Cerca de cento e cinquenta (150) fiéis voluntários, participarão da confecção dos tapetes que, começam a serem instalados, na madrugada de quinta-feira, às 05:00 horas. Às 17:00 horas, acontecerá a Celebração Solene de Corpus Christi na Comunidade Sagrada família (Itaipava).

Endereço: Rua Timóteo, 629 - Itaipava, Itapemirim.

 

▪️ Paróquia Divino Espírito Santo / Muniz Freire

Em Muniz Freire, a confecção dos tapetes acontecerá nas ruas Cônego José Bazzarela e Pedro Deps, região central do município. Serão 507 metros de passadeiras e quadros estampando diferentes temas, entre eles: Dízimo, Eucaristia, Campanha da Fraternidade, Ano Vocaciona (etc). Cerca de trezentos (300) fiéis voluntários trabalharão na confecção dos tapetes. Nesta quinta-feira (08), Solenidade de Corpus Christi, a Celebração Eucarística acontecerá às 09:00 horas seguida de Procissão com o Santíssimo Sacramento.

Haverá confecção dos tapetes também nos distritos de:

Itaici: Missa às 17:00 horas.

São Pedro: Missa às 16:00 horas.

Veia Machado: Missa às 17:00 horas.

 

▪️ Paroquia Nossa Senhora Mãe dos Homens / Iúna

No município de Iúna, no Caparaó Capixaba, a avenida Presidente Vargas, receberá o colorido dos tapetes de Corpus Christi que, reunirão quinhentos (500) fiéis voluntários para instalação dos 400 metros de quadros. Na quarta-feira (07), às 20:00 horas, iniciam à confecção. Às 07:00 e16:00 horas desta quinta-feira (08) será presidida a Celebração de Corpus Christi, seguida de Procissão Eucarística na Igreja Matriz.

Endereço: Praça Padre José Luiz Horn, 17 - Vale Verde, Iúna. 

 

▪️ Paróquia São Pedro Apóstolo / Venda Nova do Imigrante.

A Paróquia São Pedro Apóstolo, no município serrano de Venda Nova do Imigrante, promete emocionar os fiéis na celebração religiosa de Corpus Christi, com uma missa especial a partir das 09:00 horas desta quinta-feira (08), seguida de procissão e Bênção do Santíssimo. Neste ano, o tapete será confeccionado na comunidade Nossa Senhora da Penha, em Pindobas, a partir das 08:00 horas.

 

▪️ Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos / Irupi

No município serrano de Irupi, a confecção dos tapetes acontecerá em torno da Praça Central. Serão 248 metros de passadeiras e quadros compostos por duzentos (200) fiéis voluntários. A confecção das “peças” começa às 19:00 horas desta quarta-feira (07). Já às 15:00 horas desta quinta-feira (08), será presidida a Celebração Solene de Corpus Christi na Igreja Matriz.

Endereço:  Praça da Matriz, 01 - Centro, Irupi.

 

▪️ Paróquia Nossa Senhora da Conceição / Conceição do Castelo

Em Conceição do Castelo, mais de 700 metros de tapete serão confeccionados em frente a Igreja Matriz, seguindo pela avenida Jose Grilo e, também, pela rua Santa Rita, ambas na região central do município. Serão 16 quadros e 16 passadeiras compostos por duzentos (200) fiéis voluntários. Os trabalhos começarão às 18:00 horas desta quarta-feira (07).

Endereço:  Praça Emydio Vargas, 01 – Centro, Conceição do Castelo.

 

▪️ Paróquia São João Batista / Jaciguá (Vargem Alta)

No distrito serrano do interior de Vargem Alta, os tapetes serão instalados no entorno da Praça Central de Jaciguá. Serão 130 metros de passadeiras e quadros compondo um belo tapete de Corpus Christi. Os trabalhos começam na madrugada de quinta-feira (08), às 04:00 horas. Já a Celebração Solene será às 16:00 horas na Comunidade Matriz, seguida pela tradicional  Procissão com o Santíssimo Sacramento.

Endereço: Rua Antônio Altoé, 48 – Centro, Jaciguá. 

 

▪️ Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição / Conceição do Muqui (Mimoso do Sul)

Na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no interior de Mimoso do Sul, a confecção dos tapetes acontecerá no entorno da Igreja Matriz. Serão 396 metros de passadeiras e quadros colorindo a região central do município. Cerca duzentos e vinte (220) voluntários trabalharão nas “peças”, na manhã desta quinta-feira (08). A Solenidade de Corpus Christi será celebrada às 15:00 horas do mesmo dia.

Endereço: Rua principal – Centro, Conceição de Muqui.

 

▪️ Paróquia: Nossa Senhora das Neves / Presidente Kennedy

No município do litoral sul, a confecção dos tapetes acontecerá na rua Atila Vivacqua Vieira, (principal via da cidade). Serão instalados 26 quadros e 23 passadeiras, totalizando 250 metros de tapete. Aproximadamente, duzentos (200) fiéis voluntários participarão da montagem das “telas”. Os trabalhos terão início às 19:00 horas. 

Na quinta-feira (08) a Solenidade de Corpus Christi será celebrada às 15:00 horas na Comunidade Matriz Nossa Senhora da Penha. 

Endereço: Rua Atila Vivacqua Vieira, 258 – Centro, Presidente Kennedy


▪️ Paróquia São José / Mimoso do Sul

O Centro da cidade receberá 860 metros de tapetes confeccionados por, aproximadamente, quinhentos (500) fiéis voluntários. Os quadros serão montados na Capela da Vila da Penha, região central do município. 

A confecção dos tapetes começa às 05:00 horas desta quinta-feira (08). No mesmo dia, às 16:00 horas, uma Celebração Solene será presidida na Comunidade Matriz, logo após, a tradicional Procissão com o Santíssimo Sacramento encerra as festividades. 

Endereço: Monte Cristo - Centro, Mimoso do Sul.

 

▪️ Paróquia Nossa Senhora do Amparo / Itapemirim 

Na paróquia Nossa Senhora do Amparo, haverá Celebração Eucarística e procissão de Corpus Christi nos três setores:

No Setor São Marcos – Comunidades: São José, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio Galvão e São Francisco de Assis, a Celebração Eucarística e  Procissão com o Santíssimo serão na comunidade Nossa Senhora Auxiliadora em Brejo Grande do Sul às 08h00 horas.

Setor São MateusComunidades: Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião e Nossa Senhora das Graças, a Celebração Eucarística e  Procissão com o Santíssimo serão na comunidade Nossa Senhora Aparecida em Sapucaia às 10:00 horas. Neste setor, serão confeccionados 50 metros de tapete. 

Setor São LucasComunidades: Matriz, Nossa Senhora das Dores, Santo Antônio da Vila, Santo Antônio Candéus, Sagrada Família e São Pedro, a Celebração Eucarística e  Procissão com o Santíssimo serão na comunidade Matriz, praça Domingos José Martins, às 16:00 horas. Neste setor, serão confeccionados 1km de tapete. 
 

🔹 Corpus Christi: 

Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus. 

A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.


 

 

 

 

Mais Notícias