30.05.2023

Capixabas participam do Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida (SP)

Representando o Regional Leste 3 da CNBB, estiveram presentes 2 casais

Um momento de oração, fé e de discernimento sobre a família e as vocações. É o que define o Simpósio Nacional das Famílias, realizado no sábado, 27 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Cerca de 2 mil agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres e integrantes de diversos movimentos eclesiais de todo o Brasil participaram do evento. Representando o Regional Leste 3 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram presentes 2 casais da Pastoral Setor Família.

“Foi um encontro abençoado, onde juntos com os Referenciais e Assessores dos Regionais e algumas dioceses presentes, refletimos as propostas da Comissão Nacional da Pastoral Familiar para apontamentos de caminhos, levando em consideração as diversas realidades e dificuldades de cada regional, mas com o mesmo objetivo de construir o caminho que nos leve a plena realização para o qual somos chamados”, disse Francisco Carlos Machado, Coordenador da Pastoral Setor Família.

O tema do encontro deste ano, o primeiro presencial após a pandemia, foi “Família fonte de vocações” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil.

O bispo de Parintins (AM), dom José Albuquerque, foi o responsável pela palestra central do Simpósio. Ele destacou a importância de se aprofundar sobre o tema durante este Ano Vocacional.

“É uma possibilidade e uma oportunidade que o Senhor nos dá para reconhecermos que todas as vocações nascem dentro da família e crescem dentro da comunidade, daí a importância da Pastoral Familiar em acompanhar todos aqueles que são chamados a seguir Jesus”, apontou o prelado.

Além da palestra, os religiosos, casais, jovens, entre outros presentes deram suas experiências de evangelização e o papel da família em sua decisão. O encontro contou com um espaço vocacional, no qual os participantes puderam falar como cada um cuida das outras vocações. O Simpósio contou ainda com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento; reflexão da Palavra de Deus; dinâmica com os participantes e uma apresentação de teatro sobre as vocações na família.

🔹 Registro: