19.05.2023

Conselho Missionário de Seminaristas realiza Assembleia Regional em Vitória

Aconteceu nesta semana, dias 18 e 19 de maio, em Vitória, a 1ª Assembleia do COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro ocorreu no Seminário Propedêutico e contou com a participação de 14 representantes da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Na oportunidade, foi possível refletir sobre as temáticas do Ano Vocacional e do 5º Congresso Missionário Nacional.

“O objetivo da assembleia é consolidar a caminhada missionária dos seminaristas através da organização do COMISE conforme o seu regimento e traçar um plano de ação conjunta em vista da missão”, contou o referencial do Conselho Regional Leste 3 (COMIRI), Pe. Antônio Valdeir Duarte de Queiróz.

Cerca de 60 pessoas, entre bispos, padres, formadores e seminaristas das diversas estalas de formação, incluindo formandos religiosos, participaram do encontro que, contou com a participação do bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa.

Segundo o seminarista Carlos Daniel, da diocese de Colatina e representante do COMISE no Leste 3, há algum tempo discute-se a possibilidade de organizar e fortalecer o papel do Conselho Missionário de Seminaristas no processo formativo das casas de formação do regional Leste 3. “Grandes passos já foram dados: conversa com os seminaristas e formadores, apresentação do Regimento Interno do COMISE nos seminários de Colatina e Vitória; participação das quatro dioceses no 4° Congresso Missionário Nacional e, juntamente com os Missionários do Sagrado Coração (MSC), na 1a Experiência Vocacional-Missionária Nacional em Manaus (AM), além das ações missionárias próprias de cada seminário. Vale destacar que o COMISE já encontra apoio no Conselho Missionário Regional”, destacou o seminarista.

A assembleia teve um carácter eletivo. A escolha dos membros da comissão ocorreu durante um processo democrático e participativo, onde foram eleitos os responsáveis por conduzir e coordenar as atividades missionárias no âmbito Estadual. A composição da Comissão Regional do COMISE no Espírito Santo ficou definida da seguinte maneira:

▪️ Coordenador: Marco Antônio, representante da Diocese de Cachoeiro.

▪️Vice coordenador: Wellington Tolentino, membro da Diocese de Colatina.

▪️ Secretário: Willian Miranda, da Arquidiocese de Vitória.

▪️Assessores de Comunicação: Kaylan Betim, da Diocese de São Mateus, e Rafael Mazzoni, Missionário do Sagrado Coração de Jesus. A dupla assumirá a importante tarefa de promover a comunicação entre a Comissão Regional do COMISE e os demais agentes pastorais, utilizando os recursos disponíveis para difundir as ações missionárias.

🔹 Registros: