29.03.2023

Encontro anual reúne Secretárias e Secretários Paroquiais da Diocese de Cachoeiro

Colaboradores de todas as paroquiais e da Cúria Diocesana realizaram um momento de formação e reflexão nesta segunda-feira, 27 de março, na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O Encontro aconteceu na casa de retiros “Mãe da Igreja” em Jerônimo Monteiro.

Em clima de integração entre os colaboradores, o Vigário Episcopal para Ação Pastoral, Pe. João Batista Maroni, falou sobre a Espiritualidade da Secretária e do Secretário Paroquial.

“Estamos no tempo litúrgico da Quaresma, por isso, iniciamos o encontro com um momento de oração e espiritualidade. Logo após, explicitamos o Calendário Diocesano de Pastoral e o Organograma Pastoral Diocesano, para maior compreensão e entendimento dos nossos colaboradores".

Na avaliação de Luiza Charra Alves, secretária do Vicariato para Ação Pastoral, esses encontros de formação “são de suma importância para uma melhor caminhada das Paróquias, principalmente para que as secretárias e os secretários fiquem por dentro dos assuntos, tenham formação, troca de experiências, tendo em vista uma Diocese cada vez mais unida”, contou.

O Pe. Maroni considerou o encontro um momento muito especial. “Apostar na formação dos nossos colaboradores é dizer que queremos trilhar um caminho diferente. Os nossos secretários paroquiais são de suma importância para concretizarmos a 'diocesaneidade' e a 'sinodalidade'. Queremos caminhar juntos para sermos essa igreja em saída,” conclui o padre.

O próximo encontro de secretários está previsto para dia 25 de setembro, quando será realizada uma confraternização em ação de graças pelo ano de 2023.

🔹 Registros: