27.03.2023

Benção das nascentes marca Dia Mundial da Água em Iconha

Em um gesto simbólico e inédito, águas foram abençoadas nas CEBs

Diversas ações realizadas nas Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia Santo Antônio de Pádua, no município de Iconha, marcaram a semana da água e o 5º domingo da quaresma. Em um gesto simbólico e inédito, os padres, diáconos e ministros extraordinários da palavra oraram e abençoaram as águas. Uma porção de água foi retirada de nascentes, igarapés e lagos e levadas a Igreja Matriz no último domingo, dia 26 de março, durante a realização da Santa Missa.

Vinicius Figueira, coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, afirmou que a visita as nascentes e afluentes foi um momento despertar um olhar consciente as tantas realidades que o rio nos apresenta.

“O Vicariato para Ação Social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, através da Pastoral da Ecologia, propôs às paróquias que mobilizasse esse gesto alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março). Nós assumimos e repassamos este compromisso as comunidades eclesiais de base (CEBs). Após levantamentos nas CEBs, foram selecionados lagos, poços e nascentes para receberem a benção. Nas comunidades que não possuem água por perto, solicitamos que os fiéis trouxessem um recipiente com água de suas casas. Essas águas foram abençoadas na celebração do último domingo”, contou.

A Igreja sempre se preocupou com o cuidado e o futuro da criação e, nos últimos anos, tem oferecido grandes contribuições acerca deste tema. O Papa Francisco, que tem seu pontificado e magistério enraizado na figura de São Francisco, o Patrono da Ecologia, tem dado contribuições importantes, como por exemplo, a publicação do primeiro documento pontifício dedicado à Ecologia, a Laudato Si. Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a benção das águas veio do desejo do bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa e do Vigário Episcopal para Ação Social, Pe. Evaldo Praça Ferreira de despertar nos corações o desejo de cuidar das águas e, nossa ‘Casa Comum’.

🔹 Registros: