27.03.2023

Com 15 Km de percurso, Caminhada da Misericórdia reúne fiéis em Itapemirim

Alguns peregrinos aproveitam a oportunidade para realizar alguma penitência

Dezenas de fiéis se reuniram neste domingo, 26 de março, para participar da "Caminhada Penitencial", nas ruas de Itapemirim, no litoral sul. A procissão, que ocorre há 7 anos, tem 15 km de percurso, partindo da Ponte Velha (sede), em direção a comunidade São Sebastião em Palmital.

A caminhada começou por volta das 05 horas, logo após a oração e benção inicial, os fiéis saíram conduzindo uma cruz. Alguns peregrinos aproveitam a oportunidade para realizar alguma penitência. Os amigos Ubaldino Bonfim e Bruno Luan Santos, 47, fazem, há quatro anos, o trajeto, ajudando a carregar a cruz.

“Nós buscamos viver mais intensamente, esse processo, resolvemos fazer rezando o terço e carregando a cruz. Aumenta um pouco a dificuldade, mas a gente consegue rezar e meditar os mistérios”, contou Ubaldino.

Já as amigas Maria do Carmo Soares, 63, e Ana Maria Silva, 74, acumulam vasta experiência na caminhada. Além da penitência, Maria do Carmo aproveitou a ocasião para agradecer pedidos alcançados. “Hoje, por exemplo, eu estou agradecendo porque, anos atrás, eu estava sem enxergar direito de um olho”, compartilhou ela.

Ao chegar no destino os peregrinos foram recebidos com uma salva de palmas e um café da manhã. A Caminhada penitencial foi encerrada com uma Santa Missa celebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Pe. Geraldo Gomes Leite.

🔹 Caminhada Penitencial:

A caminhada acontece no período da Quaresma, sempre do terceiro domingo da celebração. A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, que, neste ano, ocorreu no dia 22 de fevereiro, e vai até a Semana Santa.

Este é o período que antecede a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. O período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual.

🔹 Registros: