00.00.

Missa de Investidura dos Novos Ministros da Palavra e da Eucaristia em Iconha

130 novos Ministros Extraordinários da Palavra e Eucaristia assumem compromisso na Paróquia Santo Antônio de Pádua

Com o desejo de continuar construindo uma Igreja viva, participativa, centrada na Eucaristia e na Palavra de Deus, no dia 06 de dezembro de 2022, (terça-feira), em missa solene na Igreja Matriz de São Antônio de Pádua, em Iconha, ocorreu o rito da investidura de 85 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e 45 Ministro Extraordinários da Palavra de Deus além da renovação dos votos dos Ministros veteranos. A missa presidida pelo pároco padre Paulo Finkler, S.J  e concelebrada pelo Diácono Marcos Mongin, que abençoaram as vestes litúrgicas, receberam os votos de aceitação dos novos ministros.

Antes de assumirem as suas funções, os recém-investidos e também os veteranos, receberam uma formação litúrgica e doutrinal para que possam exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro. Os ministros da palavra são aqueles que prepararam adequadamente as Celebrações da Palavra nas comunidades, seguindo as orientações litúrgicas da Igreja; e atuam junto aos Ministros Extraordinários da Comunhão dirigindo a Celebração da Palavra aos domingos (ou outro dia da semana), nas exéquias e em outros momentos necessários.

Já os ministros da Comunhão Eucarística devem colocar seu ministério acima de tudo, isto implica disponibilidade e presteza. Deve saber que ao transportar a Eucaristia para as pessoas enfermas deve lembrar que neste momento ele se transforma em um sacrário vivo. Por isso deverá fazê-lo respeitosamente e durante o trajeto procurar fazer orações e estar sempre em adoração.

“Nós temos 35 comunidades em nossa Paróquia, nós padres, conseguimos celebrar a Eucaristia apenas uma vez ao mês em cada comunidade, por isso, o compromisso confiado a estes ministros pela igreja é fundamental”, explicou o Padre Paulo Finkler, S.J.