26.11.2022

Paróquia São José promove “Encerramento Novembro Azul” em Mimoso do Sul

Pastoral da Saúde realiza 160 exames de PSA gratuitamente em Mimoso do Sul

Uma tarde descontraída e de muita informação. Foi assim o “Encerramento Novembro Azul” realizado na Paróquia São José em Mimoso do Sul, através da Pastoral da Saúde, em parceria com o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e Laboratório da Lilian.

Entre os dias 21 e 23 de novembro foram realizados 160 exames PSA, utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas.

Neste sábado, 26 de novembro, aconteceu a análise e entrega dos exames após três palestras com os médicos oncologistas Dr. Bruno Rezende e Dr. José Zago Pulido, além da nutricionista Dra. Rafaela Donadeli que falou sobre “alimentação e o Câncer”. Também esteve presente o pároco, Pe. Gracione Augusto Alves.

A iniciativa recebeu um numeroso público, em sua maioria formado por homens que participaram buscando saber mais e tirar suas dúvidas sobre os assuntos abordados.

“Tivemos uma grande adesão, tendo comparecido aproximadamente 200 pessoas, o que chamou a atenção dos próprios médicos que não esperavam um público masculino tão grande”, comentou a Coordenadora Paroquial da Pastoral da Saúde, Walkyria Ramalho Oliveira.

Ao final, a palavra foi passada aos Dr. José Zago Pulido que agradeceu a oportunidade de informar e conscientizar um grande número de homens que estavam presentes. Além disso, comunicou que essa foi uma primeira experiência e que em breve terá outras.