25.11.2022

Diocese de Cachoeiro realiza nova chamada para mais de mil vagas em cursos qualificatórios

Mais de 60% das 1 mil 35 vagas disponíveis ainda não foram preenchidas

Mesmo com o alto desemprego no Brasil, as empresas têm relatado problemas na hora de preencher as vagas. Quase 10 milhões de pessoas estão fora do mercado de trabalho e um dos desafios é encontrar trabalhadores qualificados.

"O sistema educacional brasileiro não tem entregado profissionais já formados e prontos para o mercado de trabalho, por maior que sejam nossos esforços. Sabemos que o ensino regular é fundamental, mas também sabemos que, cada vez mais, é importante que as pessoas busquem outras qualificações. E isso piorou muito com a pandemia, tivemos um aumento da evasão escolar, muita gente não conseguiu completar o curso que estava fazendo, então, essas pessoas chegam menos preparadas para o mercado de trabalho”, explica a Secretária Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, Cristina Lens Bastos de Vargas.

Pensando nisso, a Diocese de Cachoeiro, dentro de sua ação permanente de enfrentamento à fome, Campanha “Paz e Pão”, oferece cursos gratuitos para preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Entretanto, mais de 60% das 1 mil 35 vagas disponíveis ainda não foram preenchidas. A diretora da empresa Braining Educacional - parceira da iniciativa - Juliana Alvares, reforça para que os interessados não deixem para a última hora.

“Ao oferecer ensino gratuito, almejamos que esta oportunidade, contribua para melhorar a qualidade de vida não só desses estudantes, mas de toda sua família. Por isso estamos chamando a atenção dos candidatos para que se inscrevam o quanto antes’, ressalta.

São cursos em diversas áreas com alta chance de empregabilidade. As aulas são quinzenais, realizadas no fim de semana. Para preencher as centenas de vagas restantes, a Diocese de Cachoeiro divulgou nesta sexta-feira (25) uma nova chamada. Os interessados devem realizar a inscrição pelo WhatsApp (28) 2101-7629.

Segundo o Vigário Episcopal para a Ação Social da Diocese de Cachoeiro, Padre Evaldo Praça Ferreira, os cursos estão sendo ofertados, inicialmente, nas paróquias Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), São Sebastião, Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora das Graças em Cachoeiro de Itapemirim.

“Se qualificar para o mercado de trabalho é fundamental! Não precisa ser católico ou cristão para abraçar essas oportunidades! O importante é qualificar-se, até porque, a gente pode não ter muitas “oportunidades” na vida, então estudar, talvez, seja a única certeza que a gente tem de que elas chegarão”, conclui Padre Evaldo Praça.