Notícias

11.11.2022

Vai fazer o ENEM? Saiba como a oração pode ajudar

Conheça a oração que São Tomás fazia antes de estudar


Nesse fim de semana mais de 3 milhões de estudantes devem comparecer aos locais de prova para participar do ENEM 2022. A avaliação é importante para quem sonha em fazer um curso de nível superior.

Conseguir o tão sonhado diploma exige dedicação e disciplina; assistir aulas complementares, virar a noite estudando, enfim. Mas, vale também pedir a ajuda de Deus para este desafio.

De joelhos dobrados e rezando três "Pai Nosso", Carlos Eduardo Dias Garcia, 19 anos, se sente melhor e menos ansioso. "Eu acho que fazer oração é uma boa para acalmar e ajuda a me preparar para a prova mais tranquilamente. Quando minha mente ‘para de funcionar’ faço minhas orações, e tudo melhora", afirma o estudante.

Pedir a Deus para que, na hora de responder as questões e criar uma redação, as ideias estejam bem organizadas, pode ajudar? O Monsenhor Dalton Penedo acredita que sim. Mas, segundo ele, o Espírito Santo vai exigir uma condição: colaboração.

“Quando você estuda e acontece um apagão na mente, isso é comum! Certamente ocorre porque as emoções, ansiedade, nervosismo bloqueiam a capacidade da mente de organizar as ideias. Neste ponto acredito que sim, Deus é capaz de nos enviar ajuda necessária para acalmar nosso espírito e fazer com que a lucidez predomine.”

O sacerdote explicou ainda que “se não estudar, confiando unicamente que Deus fará a prova no seu lugar, sinto informar, não vai dar certo! Faça a sua parte que Deus fará a dele.”

Santo Tomás de Aquino, Doutor da Igreja é uma das mentes mais brilhantes de toda história. Seu pensamento é estudado não só entre teólogos, mas na filosofia e faculdades de Direito. Abaixo está a oração, que reza a tradição, Santo Tomás de Aquino fazia todas as manhãs antes dos estudos. Confira:

 

Oração de Santo Tomás de Aquino para pedir a Deus a graça da luz nos estudos

 

Criador inefável, que no meio dos tesouros da vossa Sabedoria, elegestes três hierarquias de Anjos e as dispusestes numa ordem admirável acima dos Céus, que dispusestes com tanta beleza as partes do universo, Vós, a Quem chamamos a verdadeira Fonte de Luz e de Sabedoria, e o Princípio supereminente, dignai-Vos derramar sobre as trevas da minha inteligência um raio de vossa clareza.

Afastai para longe de mim a dupla obscuridade na qual nasci: o pecado e a ignorância.

Vós, que tornais eloquente a língua das criancinhas, modelai a minha palavra e derramai nos meus lábios a graça de vossa bênção.

Dai-me a penetração da inteligência, a faculdade de lembrar-me, o método e a facilidade do estudo, a profundidade na interpretação e uma graça abundante de expressão.

Fortificai o meu estudo, dirigi o seu curso, aperfeiçoai o seu fim, Vós que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que viveis nos séculos dos séculos. Amém.

 

 

Serviço:

13 de novembro – 1º dia
Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
 

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Saída sem caderno de questões: 15h30

Saída com caderno de questões: 18h30

Término das provas 1º dia: 19h

 

20 de novembro – 2º dia
Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
 

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Saída sem caderno de questões: 15h30

Saída com caderno de questões: 18h

Término das provas 1º dia: 18h30

 

 

Mais Notícias