22.09.2022

Desiderio Desideravi

Com a presença do assessor nacional da Comissão Episcopal para Liturgia da CNBB, Diocese promove Formação da Pastoral Litúrgica

Leigos e leigas de toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se reuniram, nos dias 17 e 18 de setembro, durante o Encontro de Formação da Pastoral Litúrgica.

Junto de presbíteros, diáconos, seminaristas e religiosos, os leigos e leigas se aprofundaram no estudo da Carta Apostólica do Papa Francisco “Desiderio Desideravi”.

Ao todo 103 pessoas participaram da formação, que foi conduzida pelo Pe. Leonardo Pinheiro, assessor nacional da Comissão Episcopal para Liturgia da CNBB.

A coordenadora diocesana da Pastoral Litúrgica, Sueli Moreira Volpini, comentou que o encontro “foi de grande importância, nessa retomada dos encontros presenciais pós-pandemia”. Sobre o documento aprofundado, ela destaca que o Papa Francisco inicia e termina a carta “nos falando do desejo do Senhor de estar conosco, nos fala das maravilhas e da beleza da liturgia, da força do Pão partido, que é sustendo para a nossa vida”.

“Tudo isso vem nos mostrar que precisamos tirar a ‘camisa de força’ do pode e não pode, como nos dizia padre Leonardo, e vivenciar a beleza da liturgia, expressão da graça de Deus na vida da nossa Igreja, porque a Liturgia nos alcança e nos envolve, é sempre o Senhor, que age em nós. Esse é o caminho que devemos seguir em nossas comunidades, em nossa Igreja”, afirmou.

A formação foi uma realização da Equipe Diocesana da Pastoral Litúrgica, que tem Sueli Moreira Volpini como coordenadora e o Pe. Thiago da Silva Vargas como assessor.

Imagens: Sueli Moreira Volpini