19.09.2022

Pastoral da Pessoa Idosa

Encontro de formação para as paróquias da cidade de Cachoeiro aconteceu no último sábado, dia 17

O Vicariato para Ação social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim promoveu no último sábado, 17 de setembro, o encontro de formação da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI ) para os membros das Paróquias do Regional 2  Diocesano.

O Regional 2 é composto pelas 9 paróquias presentes na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Objetivo da Pastoral da Pessoa Idosa
O encontro foi conduzido pela coordenação estadual da PPI, que vem trazer luz à Diocese de Cachoeiro para a efetiva implementação desta importante pastoral. A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual. Respeitando seus direitos, a pastoral trabalha em um processo educativo de formação continuada dos idosos, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. O intuito é que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas de mais idade, protagonistas de sua autorrealização.

O que é a Pastoral da Pessoa Idosa
Fundada em 05 de novembro de 2004 por Dra. Zilda Arns, a Pastoral da Pessoa Idosa é um trabalho realizado para promover a dignidade da pessoa idosa, de forma que tenha acesso aos seus direitos e seja valorizada.

A PPI acompanha 170.000 (cento e setenta mil) pessoas idosas mensalmente, através de visitas domiciliares de maneira sistematizada, por meio de 25.000 (vinte e cinco mil) líderes voluntários em mais de 1.000 (mil) Municípios em todo Brasil. A pastoral atua na área do envelhecimento, agregando conhecimento e compartilhando experiência.

Participe você também neste processo de implementação da Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese de Cachoeiro.

Fotos: Padre José Carlos Ferreira