18.05.2022

Realidade existencial e angústia Presbiteral

Tema da Formação de Presbíteros do Regional Leste 3 reforça o laço de fraternidade entre os sacerdotes do Espírito Santo

Os presbíteros do Espírito Santo continuam reunidos no município de Domingos Martins, onde participam da Formação Permanente de Presbíteros do Regional Leste 3. O tema é “Realidade existencial e angústia presbiteral” e tem como assessor o Padre José Rafael Solano Durán, Arquidiocese de Londrina (PR).

Esta é a primeira formação após a instituição oficial do novo regional da CNBB, composto pelas quatro dioceses capixabas. Junto aos sacerdotes, os bispos do estado também participam dos momentos de oração e reflexão espiritual.

Comunhão

Representante dos Presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o Pe. Paulo Sérgio Mourão falou um pouco a respeito da experiência participativa deste encontro tão importante. Para o sacerdote, o encontro “tem sido uma experiência muita bonita e muito importante” entre os presbíteros participantes. São aproximadamente 50 padres e freis participantes somente da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

“Além da formação o encontro visa a nossa comunhão presbiteral, não apenas a comunhão da nossa diocese de Cachoeiro, mas também enquanto Regional Leste 3 da CNBB. O encontro tem sido muito motivador. Motivação para exercício do nosso ministério presbiteral, mas, ao mesmo tempo, o encontro também é questionador.”

“Um encontro desse é uma experiência de oração. Depois, o momento também de comunhão. O Padre não é ordenado para estar sozinho e o encontro favorece muito a nossa comunhão, para voltarmos cada uma para sua paróquia, para sua diocese, com este espírito de comunhão eclesial. O tema também ajuda a nossa reflexão, ajuda o nosso crescimento. E com certeza, quem aproveita bem o encontro volta renovado, volta diferente para o exercício do seu ministério”, completou Padre Paulo Sérgio Mourão.

Um tema próprio para a formação dos nossos presbitérios. O encontro tem sido muito motivador. Motivação para exercício do nosso ministério presbiteral, mas ao mesmo tempo o encontro ele é questionador, o tema é muito propicio para a Eu O representante dos Presbíteros de nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim também pediu as orações do povo de Deus capixaba, para intercedam a Deus pelos sacerdotes reunidos: “Peço as orações de todos vocês, que continuem rezando por nós, para que nós possamos continuar cada vez mais crescendo no nosso ministério presbiteral.”

Construção

Reitor do Seminário Maior da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (São João Maria Vianney), Pe. Thiago da Silva Vargas entende bem como a formação é fundamental na caminhada do ministério presbiteral.

“A formação, dentro da vida do presbítero, ela é um processo que, uma vez iniciado, não termina. É para toda a vida. O Presbítero sempre está nesse caminho de construção e de formação”, comentou Pe. Thiago Vargas.

Dilemas e Sonhos

Além dos presbíteros, o encontro conta também com a participação de bispos do Regional Leste 3, entre eles Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

“Percebo o empenho de todos os presbíteros, em especial a participação daqueles que vêm da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, e vejo a importância deste tema, em um momento tão desafiador, não só na história da humanidade, mas na história da Igreja Católica”, relatou Dom Andherson.

Corroborando a fala do Pe. Thiago Vargas, o bispo auxiliar de Vitória ressaltou que a formação, seja ela no período inicial da vida de um sacerdote ou durante sua caminhada evangelizadora, é ponto crucial para um pleno desenvolvimento espiritual e fortalecimento da fé.

“A importância deste espaço, a formação, a convivência, a partilha e a oração são pontos muito importantes da formação inicial de todos nós que um dia passamos pelo seminário. Porém, são pontos para a pastoral e para a formação permanente dos presbíteros. A pastoral presbiteral é extremamente importante, pois dialoga com as necessidades dos irmãos presbíteros, seja as suas necessidades pessoais, seus dilemas, questões, esperanças e sonhos, inseridos que estão na missão do dia a dia em nossas paróquias. Reconheço que sem este contato e este convívio entre nós, o clero, dificilmente descobriremos o caminho pelos quais devemos trilhar”, disse dom Andherson Franklin.

Rezemos pelos presbíteros do estado do Espírito Santo, de forma especial pelos de nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Imagens e Informações: Daniele Stein Lira e Pe. José Carlos Ferreira da Silva – Vigário Episcopal para a Comunicação