Notícias

17.05.2022

Amor em Família

Regional 1 diocesano realiza Seminário Formativo envolvendo todas as paróquias e comunidades


A Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Iconha, acolheu no domingo (15) fiéis leigos e leigas, sacerdotes, diáconos, seminaristas e religiosos e religiosas durante o Seminário Formativo promovido pelo Regional 1 diocesano.

Durante o período da manhã e da tarde aproximadamente 200 pessoas estiveram reunidas em Iconha para um momento de aprendizado, de espiritualidade e de formação. O objetivo do encontro, que costumava acontecer anualmente antes do início da pandemia da Covid-19, é dar condições aos leigos (sejam eles lideranças ou não) para que sirvam com ainda mais empenho em suas comunidades.

 

Acolher a todos

O tema central da formação foi a família, visando que a Diocese de Cachoeiro vivencia o Ano da Família em 2022. Pe. Juliano Ribeiro Almeida, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre, assessorou o encontro e abordou um importante tema durante a sua palestra no período da manhã: “Amor em Família - Vocação e Caminho de Santidade”.

Para Margarida Maciel Amorim, representante leiga do Regional 1, a palestra com Padre Juliano foi muito importante para a caminhada pastoral das paróquias, pois reafirma as falas do Papa Francisco e do nosso arcebispo-bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

“Deus nos convida a sermos santos, a usarmos nossos dons e nossas vocações em prol das famílias e também em nossas famílias. Ele, em sua infinita misericórdia, acolhe todos os tipos de famílias. Esse é o nosso papel, acolher a todos, acolher com os olhos e com o amor de Deus”, contou Margarida.

O Seminário Formativo contou ainda com a possibilidade de participação em 7 oficinas distintas, assessoradas pelos presbíteros do regional e com temas específicos, mas todas relacionadas à proposta central do encontro.  Foram elas:

1 - Família Eclesial: Comunidade família de Deus

2 - Luto na Família: Como elaborar o luto na família

3 - Família em Missão: Família evangelizando família

4 - Família e redes sociais: Desafios das mídias na Família

5 - Família e Depressão: Como lidar com a depressão na Família

6 - O valor do Matrimônio: Despertar para o amor conjugal

7 - Catequese Familiar: Família a escola da vida

Ao final, o encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Padre Pedro Bassini, coordenador do Regional 1, e concelebrada pelos demais presbíteros presentes. Compõem o Regional 1 diocesano as seguintes paróquias:

Paróquia Santo Antônio de Pádua (Iconha)

Paróquia Santíssima Trindade (Marataízes) 

Paróquia Nossa Senhora das Neves (Presidente Kennedy)

Paróquia N. Sra. da Imaculada Conceição (Piúma)

Paróquia N. Sra. do Amparo (Itapemirim)

Paróquia Santo Antônio de Pádua (Rio Novo do Sul)

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Itaipava - distrito de Itapemirim)

 

Imagens: Regional 1 diocesano | Pascom Santo Antônio de Pádua - Iconha

 

 

Mais Notícias