10.05.2022

Espaço Formativo para a Juventude

Espaço criado no Regional 1 tem a proposta de formar jovens líderes para atuar nas paróquias e comunidades

No último sábado (7) foi inaugurado o Espaço Formativo Regional para a Juventude. A iniciativa criada pelo Regional 1 diocesano tem o objetivo de abraçar a juventude por inteira, valorizando suas raízes, contribuições e seu jeito próprio de ser Igreja.

A proposta nascida na Pastoral da Juventude tem como inspiração o arcebispo-bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, que sempre incentiva os jovens e reconhece a importância de cada um no caminhar pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

O Projeto

Aproximadamente 70 jovens, vindos das 7 paróquias que compõem o Regional 1, deram o pontapé inicial ao Espaço Formativo. Este primeiro encontro foi sediado na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul. A Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit” (Cristo Vive) foi o tema central abordado. A Exortação será estudada também no próximo encontro, que irá acontecer no dia 4 de junho, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itaipava (distrito de Itapemirim).

“A partir desses encontros, e ao percebermos, enquanto equipe regional, quais são os pontos mais imediatos que precisamos ofertar na formação de nossos jovens, vamos propor os temas do segundo, terceiro e demais módulos. Assim, a juventude poderá colaborar ainda mais dentro de suas paróquias e nas suas comunidades eclesiais de base”, contou Igormiguel Bianchi, coordenador regional da Pastoral da Juventude.

A reunião formativa ocorrida no último sábado contou ainda com a participação do Mons. Dalton Menezes Penedo, Vigário da Paróquia Santo Antônio de Pádua, e dos seminaristas Taylor Menini Ferrari e Anthonny Juan, com o último tendo assessorado a formação.

O projeto, que visa formar e orientar as lideranças juvenis, tem o apoio da coordenação e assessoria da Pastoral da Juventude Diocesana. E frutos que serão colhidos já estão sendo planejados, como conta Igormiguel:

“O espaço formativo estará se mantendo e inserindo os jovens na paróquia e diocese. Esse grupo irá participar da missão do encontro de CEBs em Piúma, no mês de julho, e depois em agosto do EDPJ.”

Imagens: Pastoral da Juventude – Regional 1