19.02.2022

Dom Andherson Franklin

Bispo é ordenado na tarde deste sábado (19), na Catedral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Em uma celebração emocionante na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), o Povo de Deus da diocese local e demais regiões participou com fervor da ordenação episcopal de Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza.

O mais novo bispo foi nomeado pelo Papa Francisco, em 22 de dezembro de 2021, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

Tendo início às 16h deste sábado (19), cerca de 500 pessoas participaram de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança na prevenção à pandemia da Covid-19. Familiares, amigos, bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas e convidados da Arquidiocese de Vitória estiveram na Catedral, participando da Celebração presidida Por Dom Dario Campos, arcebispo metropolitano de Vitória; Dom Luiz Mancilha Vilela, bispo emérito de Vitória; e Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.

Com aproximadamente duas horas e meia de duração, o rito relembrou a trajetória de Dom Andherson, como seu ingresso no seminário e suas contribuições sacerdotais, e homenageou o mais novo integrante do corpo episcopal da Igreja Católica. Ao final, emocionado, ele agradeceu todo o carinho recebido:

O lema Episcopal de Dom Andherson Franklin é “Ide, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

Unção do Espírito Santo

Com falas importantes, Dom Dario Campos ressaltou a missão que um bispo deve ter. O cuidado com os pobres e marginalizados, o apoio ao presbíteros, diáconos e religiosos e o pastoreio com carinho dos leigos e leigas.

“Seja Andherson um bispo segundo coração de Jesus Cristo.  Andherson, viva intensamente a sua relação com Deus, na oração, na liturgia, sendo sempre próximo e comprometido com a vida do Povo de Deus, principalmente com os mais abandonados. Cultive a união íntima com Jesus Cristo, que na cruz se entregou por amor à humanidade, a fim de que o teu ministério, o serviço episcopal, seja verdadeiramente fecundo.”

Para Dom Luiz Fernando Lisboa, ter um sacerdote da Diocese ordenado bispo é uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade. Ao final, emocionado, Dom Andherson agradeceu a cada pessoa que contribuiu em sua caminhada de vida. A Dom Luiz Mancilha Vilela, ele relembrou: “Dom Luiz Mancilha foi o bispo que me acolheu no seminário, quem me ordenou diácono, depois presbítero. Hoje o senhor participa como segundo ordenante de minha ordenação episcopal”.

Se dirigindo a Dom Luiz Fernando Lisboa, Dom Andherson exaltou o companheirismo do bispo de Cachoeiro de Itapemirim: “O senhor tem sido um irmão entre os irmãos”.

A ordenação foi transmitida ao vivo pelos canais do Youtube da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e da Arquidiocese de Vitória, além da Rádio Diocesana FM 95,7 e pelo canal da Rede Brasil. Reveja na íntegra abaixo:

“Reconheço que sem a força e a unção do Espirito Santo, ninguém é bom e ninguém é santo, por isso eu peço que eu seja sempre revestido da força do alto.” – Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza.

Fotos: André Fachetti e Farlei Bazoni