25.11.2021

Assembleia com Dom Luiz

Quarto dia de trabalho da Assembleia Eclesial reflete sobre o chamado ao transbordamento de criatividade, de misericórdia e de alegria na Igreja

Nesta quinta-feira, 25 de novembro, Dom Luiz Fernando Lisboa mantém sua rotina de informar a população sobre os acontecimentos da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

"A Igreja existe para evangelizar, é a sua identidade e a sua finalidade na história. Evangelizar", menciona o Pe. Carlos Galli, em um das reflexões do dia mencionadas pelo bispo de Cachoeiro de Itapemirim. Assista acima ao quarto resumo sobre a Assembleia Eclesial

Participação da igreja asiática

Um cardeal que cruza o mundo para vir e aprender com a Igreja na América Latina e o Caribe o que é sinodalidade. Assim poderíamos resumir o testemunho do Cardeal Oswald Gracias, que agradeceu a oportunidade de participar da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O arcebispo de Bombaim, situada na costa da Índia, que disse não se sentir competente para falar sobre a Igreja na América Latina e no Caribe, quis compartilhar alguma perspectiva a partir da realidade da Índia e da Ásia.

Para começar, o cardeal afirmou que a missão da Igreja é evangelizar, tornar os valores do Reino e do Evangelho presentes e capazes de funcionar na sociedade". Segundo o cardeal Gracias, "nestes tempos, os governos desempenham um grande papel, em termos de políticas e formas de governo e modos de pensar, mesmo nas melhores democracias".

Segundo o cardeal, a Igreja latino americana tem sido atuante na política em diversos países, sempre "com firmeza e coragem, tendo como bandeira o bem do povo", afirmou.

Juventude

Cada um partilhou sobre sua realidade e falou das expectativas ao participara da Assembleia Eclesial. Yamille Morillo, representando a Pastoral Juvenil Latino Americana disse que os jovens querem “aproveitar esse maravilhoso tempo de graça para que as vozes dos nossos jovens sejam escutadas e cada um de nossos sonhos e esperanças sejam contempladas nas conclusões dessa primeira assembleia”.

Para ela, a Assembleia é oportunidade de retomar as reflexões de Puebla, quando se fez a opção preferencial pelos jovens, e do Sínodo para os Jovens, em vista de ações concretas.

Ordenação feminina

À presidente da CRB, foi perguntado se é possível fortalecer a presença feminina na Igreja sem a possibilidade de ordenações das mulheres. Irmã Maria Inês respondeu que essa não é uma discussão que ocorre no âmbito da vida consagrada no Brasil, mas há uma reflexão no que diz respeito à presença da mulher nos espaços deliberativos da Igreja.

“Não precisa que a mulher seja ordenada para celebrar a eucaristia, mas que ela participe dos processos decisórios”, ressaltou.

Para irmã Maria Inês, a vida consagrada, as mulheres, respondem, ao perfil mariano da Igreja, “que é estar onde a vida está mais ameaçada, é defender a vida, é estar realmente participando dos processos deliberativos em favor da vida”.

Conferência dos Bispos do Brasil

Os vídeos diários de Dom Luiz Fernando se tornaram destaque na tarde de hoje (25) no site oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A atitude do bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim é motivada pelo seu comprometimento em estar representando não só a diocese sul capixaba, mas todo o Regional Leste 3 da CNBB, que é composto pelas igrejas particulares do estado do Espírito Santo.

A atitude também reflete a real proposta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, visando não um encontro clerical, mas uma reunião que envolva e escute todas as partes da Igreja católica.

Acompanhe, ao vivo, a Assembleia Eclesial pelas redes sociais do Celam:
Facebook Celam https://bit.ly/3kveTdV
Facebook Asamblea https://bit.ly/3kvNo3O