08.11.2021

Sínodo, o que é?

Em vídeo animado, CNBB explica o que é e como se dará o Sínodo 2021-2023. Veja o cronograma e as etapas que serão realizadas na Diocese de Cachoeiro

Em 17 de outubro a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim iniciou de forma oficial o Sínodo dos Bispos, que com a convocação do Papa Francisco agora terá ampla participação de diferentes setores da Igreja - principalmente os leigos. A abertura contou com missa presidida pro Dom Luiz Fernando Lisboa na Catedral de São Pedro (Cachoeiro) e com o lançamento do vídeo do Sínodo (acima).

Com a abertura realizada nas paróquias no último domingo, a Diocese de Cachoeiro dá início às ações do processo de escuta. Após a formação - que aconteceu na última quinta-feira, 4 de novembro - os membros correspondentes das comunidades já estão se preparando para o processo de escuta em cada uma de suas realidades. Nas redes sociais da Diocese é possível acompanhar imagens da abertura do Sínodo nas paróquias (stories). Para entender um pouco mais sobre como é o Sínodo dos Bispos, assista ao vídeo da CNBB abaixo.

Cronograma do Sínodo 2021-2023 na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

17 de outubro / 2021 - Abertura do Sínodo em nível Diocesano

4 de novembro / 2021 - Formação Preparatória do Sínodo

6 de novembro / 2021 - Reunião Preparatória do Sínodo – apenas na Plataforma Zoom

7 de novembro / 2021 - Abertura do Sínodo nas Paróquias e Comunidades Eclesiais de Base da Diocese

Novembro e dezembro / 2021 - Início, realização e conclusão nos Conselhos Pastorais Paroquiais

8 de fevereiro / 2022 - Reunião com representantes de todas as Equipes, nos diversos níveis, envolvidas no processo de Escuta do Sínodo

Fevereiro, março e abril / 2022 - Início, realização e conclusão do Processo de escuta nos Conselhos Pastorais Comunitários e nos espaços, grupos e realidades presentes nas paróquias

Março e abril / 2022 - Realização do Processo de escuta no Conselho Pastoral Diocesano, no Conselho dos Regionais, nos Seminários e nas reuniões de presbitério, diáconos e religiosos.

30 de maio / 2022 - Prazo final para entrega dos relatórios de todas as instâncias e grupos ao Secretariado Diocesano de Pastoral