butik dershane" /> Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

10.09.2021

O Vídeo do Papa

Na mensagem do mês de setembro, Papa Francisco clama por um estilo de vida ecossustentável
butik dershane

Acaba de ser publicado O Vídeo do Papa, que traz a intenção de oração que o Papa Francisco confia à Igreja Católica por meio da Rede Mundial de Oração do Papa. Neste mês de setembro, mês do Tempo da Criação, o Santo Padre volta a falar da crise ambiental que a humanidade atravessa. Com destaque para “os jovens [que] têm coragem de empreender projetos de melhoria ambiental e social”, o Papa nos convida a questionar a forma como vivemos e utilizamos os bens materiais do planeta – “muitas vezes nocivos à Terra ” – e pede que avancemos rumo a estilos de vida mais sóbrios e ecossustentáveis”. Esta edição do Vídeo do Papa teve o apoio da BIP, uma das empresas de consultoria líderes na Europa com mais de 3.500 profissionais em todo o mundo.

A raiz humana da crise ecológica

A necessidade de ações urgentes para combater a crise ambiental e social não é nova. Há cada vez mais alertas globais para tentar conscientizar a humanidade de que algo precisa mudar. Em junho passado, a ONU advertiu que “a Terra está alcançando rapidamente ‘extremos irreversíveis’ e que enfrentamos uma ameaça tripla: a perda de biodiversidade, a mudança climática e o aumento da poluição”. Isso impacta a vida de todos: “A degradação do mundo natural já está prejudicando o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas, ou seja, 40% da humanidade”. Antônio Guterres, Secretário-Geral da ONU, acrescentou que “a humanidade há muito vem destruindo as florestas do planeta, poluindo seus rios e oceanos e arando desordenadamente a terra. Estamos devastando os ecossistemas que sustentam nossas sociedades”.

Mas, como o Papa Francisco antecipou em Laudato si, “não nos servirá descrever os sintomas, se não reconhecermos as raízes humanas da crise ecológica”. Por isso é necessário, antes de tudo, refletir sobre o estilo de vida que levamos, para ver em que medida nossas ações prejudicam o planeta: “Principalmente neste momento de crise, de crise de saúde, de crise social, de crise ambiental – diz Francisco no Vídeo do Papa – temos de refletir sobre nosso estilo de vida. Sobre a forma como nos alimentamos, consumimos, nos locomovemos, sobre o uso que fazemos da água, da energia e dos plásticos, e tantos bens materiais, que muitas vezes são prejudiciais à Terra”.

Mudar o mundo a partir da coragem dos jovens

“Escolhamos mudar” é o pedido do Santo Padre. E ele dá destaque aos jovens quando pensa nesta mudança, pois considera que eles estão na vanguarda das questões ecológicas e “têm a coragem de empreender projetos de melhoria ambiental e social”.

A mensagem do Papa também é compartilhada pela BIP, empresa que apoiou o vídeo deste mês. Seu presidente, Nino Lo Bianco, explicou o motivo: “Nossa missão como empresa é favorecer um crescimento econômico sustentável e inclusivo que valorize e proteja nosso planeta. Decidimos apoiar a mensagem do Papa Francisco à humanidade porque estamos comprometidos em participar ativamente no desenvolvimento de soluções e atividades destinadas a melhorar e gerenciar um impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente através do nosso trabalho.”

Por sua vez, o padre Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou: “Mais uma vez, as palavras de Francisco não podem nos deixar indiferentes. Diante da crise ecológica, é urgente mudar nosso estilo de vida para que seja sóbrio e solidário. Estamos cientes dessa urgência? Quando o Papa nos fala sobre a ecologia integral, ele indica que tudo está interligado em nossas vidas. Só palavras não bastam mais para proteger nosso lar comum. Rezemos para agir com aquela coragem dos jovens, para levar uma vida mais sóbria e ecossustentável, que garanta o nosso futuro. Na Laudato Si’ Francisco propõe-nos um caminho, um regresso à simplicidade, à fraternidade com a Criação e com os mais necessitados”.

Como nos anos anteriores, quando as intenções de oração do Papa Francisco trataram dos oceanos (2019) e dos recursos da Terra (2020), a edição de setembro do Vídeo Papa faz parte da celebração anual global e ecumênica do Tempo da Criação. Neste ano de 2021 acontece de 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia. Além do apoio da BIP, este vídeo conta com a colaboração do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral e do Movimento Laudato si (antigo Movimento Católico Mundial pelo Clima). O vídeo foi dirigido por Nicolas Brown (três vezes vencedor do Emmy) e co-produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa, Vatican Media, Off the Fence Productions e La Machi Comunicação para Grandes Causas.