30.08.2021

Congregação Passionista

No próximo sábado (4), Dom Luiz Fernando presidirá missa pelo Jubileu de 300 anos da Congregação. Missa terá transmissão da TV Aparecida

No próximo sábado (4) a TV Aparecida e Rádio Aparecida Youtube transmitirão a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

A Celebração Eucarística é pelo Jubileu dos 300 anos da Congregação Passionista, congregação a qual Dom Luiz Fernando pertence.

O dia terá dois momentos dedicados ao Jubileu: às 10h um programa especial sobre o carisma da Congregação Passionista; e às 18h a missa presidida pelo bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.

História da Congregação

A Congregação dos Passionistas nasceu em 22 de novembro de 1720, por obra de Paulo Danei (1694-1775). Movido, aos 26 anos, pelo desejo de deixar sua profissão de comerciante, quis fundar uma Ordem religiosa. Tudo teve início com um Retiro espiritual de 40 dias, em lugar apartado da iIreja de São Carlos de Castellazzo Bormida, na região do Piemonte, onde o jovem morava.

Naqueles dias, Paulo escreveu as primeiras "Regras da Congregação”, que estava para fundar. Desde então, teve início a história dos Passionistas. Paulo Danei, conhecido como "São Paulo da Cruz", estava ciente de que a Paixão de Jesus Cristo era a prova mais credível e convincente do amor de Deus pela humanidade.

O carisma da Congregação dos Passionistas é o de "testemunhar e anunciar a todos que a Paixão de Jesus é um oceano de amor, a maior e mais maravilhosa obra do amor de Deus”; o “verdadeiro amor, que é copiosíssimo e inesgotável, sempre gera uma nova vida e ressurreição”.

Jubileu especial

Para celebrar os 300 anos de atividades da Congregação, os Passionistas promoveram um Jubileu especial, inaugurado em 22 de novembro de 2020, que se concluirá em 1º de janeiro de 2022.

Para a ocasião, o Papa Francisco enviou a seguinte Mensagem ao Superior Geral da Congregação, Padre Joachim Rego: “Somente quem é crucificado pelo amor, como Jesus na cruz, é capaz de socorrer os crucificados da história, com palavras e ações eficazes”. Desta forma, o Papa exorta os Passionistas a manter seu carisma, com alegria, profecia e esperança.

Os Passionistas estão presentes em 63 países.

Clique aqui e acesse o canal do Youtube da Rádio Aparecida

*Com informações do Vatican News