26.07.2021

Formação Simples para Live

Conheça a ação da Diocese finalista do Prêmio de Comunicação da CNBB

Foi com muita emoção que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim recebeu a notícia da indicação de uma ação realizada por seus membros como finalista do 53º Prêmio de Comunicação da CNBB.

Entre os mais de 397 inscritos, em 7 diferentes categorias, a Formação Simples para Live concorrerá pelo prêmio da Categoria Pastoral Kerigma. O Prêmio Pastoral Kerigma incentiva e premia trabalhos e ações das equipes de Comunicação e Pastoral da Comunicação das paróquias e dioceses do Brasil, tendo como critério a implementação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB (2019-2023).

Os Finalistas da categoria Kerigma são:

Arquidiocese Uberaba (MG) - Papa Francisco em: O que é o Sínodo da Amazônia?

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) – Formação Simples para Live

Arquidiocese de Maceió (AL) - Paróquia de Sant’Ana: 10 anos a serviço do Reino de Deus

A comissão avaliadora foi formada por um grupo de 40 bispos e 6 universidades. O vencedor de cada categoria será anunciado no dia 20 de outubro, em cerimônia online de premiação.

Formação para Live

Mas no que consiste este material que recebeu destaque da própria Conferência Nacional dos Bispos do Brasil?

A Formação Simples para Live é um material idealizado por Lealdo Silva, integrante da Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itaoca – distrito de Cachoeiro de Itapemirim). Realizado na época em que nossas Igrejas precisaram ser fechadas devido a pandemia da Covid-19, Lealdo elaborou uma formação simples, assim como menciona o próprio título da iniciativa, ilustrando como pessoas comuns, verdadeiros leigos da tecnologia, poderiam contribuir com suas comunidades transmitindo as santas missas e demais atividades através das redes sociais e mídias digitais disponíveis.

“Tivemos muitas dificuldades no início (da pandemia em relação às transmissões), como várias dioceses e várias paróquias tiveram e isso foi um incentivo”, relata Lealdo.

O material foi produzido apenas como incentivo e forma de orientar as comunidades da paróquia. Foi quando Flávio Faco, assessor de comunicação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, tomou conhecimento da formação. “Era um material bom demais para ficar restrito. A Formação mesma me ajudou muito e eu pensei: ‘será que não ajudaria várias outras pessoas também?’”

Vendo o potencial daquele trabalho, ambos iniciaram uma parceria, modificando e adaptando a formação a nível diocesano. Desta forma a Formação Simples para Live foi ofertada e divulgada para toda a região sul capixaba.

Mas em tempos de alta tecnologia, a ação desenvolvida pelos integrantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim logo rompeu fronteiras. Diversas paróquias de outros estados, além de Dioceses e Arquidioceses, tomaram conhecimento e se utilizaram da formação, veiculada em formato PDF. São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e dezenas de outras localidades do Brasil entraram em contato para solicitar permissão para a utilização do material ou apenas para agradecer o conteúdo disponibilizado. A própria PASCOM Brasil disponibilizou (e ainda se encontra disponível) em seu site a Formação Simples para Live, no intuito de ajudar todos os agentes do país. Foram os primeiros frutos colhidos pela ação, que teve seu ápice com a indicação para a final dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

A Formação Simples para Live pode ser baixada clicando aqui. Fica a torcida para no dia 20 de outubro vermos nossa Diocese de Cachoeiro mais uma vez tendo suas ações de Comunicação sendo prestigiadas a nível nacional.