06.04.2021

Direitos Fundamentais

No quarto vídeo de 2021, Papa Francisco intercede por todos aqueles que lutam a favor dos direitos humanos e por um mundo mais justo

O Vídeo Papa, que apresenta a intenção de oração que Francisco confia a toda Igreja Católica por meio da Rede Mundial de Oração do Papa, enfoca em abril os direitos fundamentais das pessoas. Na verdade, o Santo Padre quer enfatizar a “oposição ativa à pobreza, desigualdade, falta de trabalho, terra, moradia, direitos sociais e trabalhistas”, e também reconhecer o trabalho das pessoas que diariamente arriscam suas vidas para defender os direitos humanos fundamentais em ambientes de conflito de todos os tipos.

As imagens do Vídeo Papa de abril buscam refletir sobre o uso desses direitos fundamentais – através das mãos de inúmeros homens e mulheres que trabalham a terra, que abrem portas, que curam, que se alimentam, que estudam… – e os abusos desses mesmos direitos, nas mãos de crianças exploradas, nas mãos sofredoras de pessoas presas sem julgamento, entre outras situações críticas. O vídeo tem o apoio da Missão Permanente de Observação da Santa Sé junto às Nações Unidas.

Quando se fala de direitos humanos fundamentais, trata-se de direitos que todas as pessoas têm basicamente por serem pessoas humanas. São inerentes a todos, independentemente da nacionalidade, sexo, origem étnica ou nacional, cor, religião, idioma ou qualquer outra condição. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, foi o primeiro documento legal a estabelecer a proteção universal dos direitos humanos fundamentais.

Os ensinamentos da Igreja: direitos humanos

Também na Igreja, desde o Papa João XXIII na década de 1960, os direitos humanos têm estado no centro do ensinamento e da prática social católica. Como escreveu em um recente artigo o cardeal Michael Czerny S.J.: “Quando São João XXIII listou os direitos fundamentais em sua encíclica Pacem in terris de 1963, ele começou com aqueles que hoje são considerados econômicos. ‘O homem tem direito a viver’, diz ele, ‘tem direito à integridade corporal e aos meios necessários para o bom desenvolvimento da vida, em particular a alimentação, vestuário, habitação, assistência médica, descanso, e, por fim, aos serviços sociais necessários’. Hoje, o Papa Francisco dá a mesma ênfase, destacando em particular o direito ao trabalho, à habitação, terra e segurança alimentar: ‘terra, moradia e trabalho’”.

Assista abaixo ao Vídeo do Papa do mês de abril: