Notícias

22.02.2021

Pelas Mulheres Vítimas de Violência

Em O vídeo do Papa de fevereiro, Papa Francisco envia mensagem forte contra a violência feminina


 

O Vídeo do Papa de fevereiro foi publicado com a intenção de oração que Francisco confia a toda Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. É uma mensagem forte contra a violência que milhões de mulheres sofrem diariamente: “violência psicológica, violência verbal, violência física, violência sexual”. Para o Papa Francisco, esta realidade é uma “covardia e uma degradação para toda a humanidade”. Ele nos pede que rezemos pelas vítimas, “para que sejam protegidas pela sociedade e o seu sofrimento seja considerado e escutado por todos”.

 

O Vídeo do Papa deste mês procura tornar visível o drama deste tema também através da narração com imagens. Graças à colaboração de Hermes Mangialardo – design italiano, vencedor de prêmios internacionais e professor de design de animação –, o vídeo apresenta com ilustrações animadas a história de uma mulher vítima de violência que encontra coragem para escapar do túnel do abuso graças à sua própria força e a ajuda da comunidade.

 

Violência contra mulheres em números

 

“O número de mulheres espancadas, ofendidas e violadas é impressionante”, diz o Santo Padre no O Vídeo do Papa. De fato, as estatísticas coletadas pela ONU Mulheres, atualizadas em novembro de 2020, são chocantes: todos os dias, 137 mulheres são mortas por membros de suas próprias famílias; as mulheres adultas representam quase metade das vítimas de tráfico de pessoas em todo mundo; globalmente, uma em cada três mulheres já sofreu violência física ou sexual (e 15 milhões de meninas adolescentes, de 15 a 19 anos, sofreram estupro em todo o mundo). No ano passado, além disso, com o agravamento da pandemia, provocando restrição de movimento, isolamento social e insegurança econômica, aumentaram a vulnerabilidade das mulheres à violência na esfera privada em todo o mundo.

 

Em sua mensagem de fevereiro, o Papa pede pela proteção dessas vítimas nas sociedades. E embora pelo menos 155 países tenham aprovado leis sobre violência doméstica e 140 tenham legislação sobre assédio sexual no local de trabalho, para dar dois exemplos, isso não significa que sempre cumpram as normas e recomendações internacionais ou que elas são aplicadas.

 

Com informações do site "The Pope Video" - Vídeo produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa

 

 

Mais Notícias